segunda-feira, 6 de setembro de 2010

Vinhos & Aromaterapia


Ao sentirmos um aroma podemos lembrar de situações passadas, pessoas ou lugares que conhecemos, porém às vezes não conseguimos identificar a fragrância que nos trouxe tais recordações.
A memória olfativa é associativa, exercitando-a aprendemos a reconhecer e a nomear aromas e ao degustarmos uma bebida saberemos classificar seus perfumes, descrevê-los com segurança e diferenciar as sensações que nos causam.
 Reconhecer os aromas do vinho é fundamental para uma boa degustação.
É tudo questão de treino.
Não se intimide ao ver aquele seu amigo que reconhece “aromas de grama levemente molhada” ou então “sândalo”, pois você consegue também.
 Uma boa dica é frequentar as feiras e mercados e cheirar (isso mesmo, pegue as frutas e cheire), pra ir se acostumando com os aromas.

Abaixo apresento  uma definição dos aromas  primários, secundários e terciários.

 Primário (ou varietal) – vem da própria uva e lembra frutas frescas e maduras, flores, vegetais e minerais.

Secundário – resultado do processo de fermentação, vinificação, não são originários da uva, são aromas de madeira, leveduras.

Terciário (ou bouquet) – é a sensação olfativa que o vinho desenvolve depois de engarrafado e envelhecido por vários anos.


E a seguir, uma pequena mostra de classificação dos aromas:

Frutados - cassis, cerejas, ameixas, goiaba, framboesa, groselha (vermelhas, nos vinhos tintos); pêssegos, abacaxi, maracujá, melão, pêssego (brancas e amarelas, nos vinhos brancos). 

Florais – Rosas, violetas, jasmins, acácias, tília, etc.

Especiarias e condimentados - pimenta, pimenta-do-reino, cravo, canela, alcaçuz, noz-moscada, etc.
  


Estas pequenas dicas foram postadas justamente para reforçar a importância da Aromaterapia no nosso dia a dia; ela está presente o tempo inteiro, o que nos falta é consciência e calma.
Para melhorar o nosso olfato, precisamos fazer uma coisa muito simples: respirar fundo, perceber os aromas e simplesmente voltar a "cheirar"...e aí sim, vamos reconhecer o que nos agrada e nos dá prazer!!!


Para quem se interessar mais sobre o assunto, aqui vai uma dica de um livro
super interessante sobre "Aromas":
(Imagens: internet)

2 comentários:

  1. Meu marido adoraria se eu conseguisse ser tão refinada com os aromas. Por enquanto, tudo o que consigo dizer sobre um vinho é "Gosto"o u "Não gosto". Mas eu chego lá!
    BJô

    ResponderExcluir
  2. Hummmmm....cheiro bomm é tudo de bommmm....vinho então!!!
    Adorei aprender um pouco mais sobre os aromas e os vinhos....Parabéns Claudia! Obrigada por tanta sabedoria que vc transmite aqui!
    Grande bjo
    Maike Sol

    ResponderExcluir