segunda-feira, 31 de maio de 2010

Óleos essenciais para limpar a mente

Grande parte do sofrimento humano vem da não aceitação de algo. Assim, a intensidade da dor que sentimos é proporcional ao grau de resistência ao agora.
"Quanto maior for a sua resignação em relação ao presente, menor seu sofrimento".
Lembre, resignação não significa comodismo.
É a aceitação sem revolta de que há coisas que não podemos mudar, nem controlar. Não dependem de nós.


Dentro da aromaterapia temos vários óleos essenciais que ajudam a trazer clareza, discernimento e resignação. Eles podem ser usados em forma de inalação, no banho, em sprays ou ainda em massagens.
Sempre acompanhados de respirações profundas.
Alguns exemplos de excelentes óleos para estes casos:
Lavanda, Alecrim, Petigrain e Patchouli.



Uma oração perfeita para estes momentos:
"Senhor, dai-me sabedoria para aceitar aquilo que não posso mudar,
força para mudar aquilo que é possível e
serenidade para discernir uma coisa da outra."

Nós usamos "óleo essencial"








Fazer uso de "óleo essencial" é um aprendizado que se leva para o resto da vida; o óleo essencial nos leva ao encontro da verdade, pois ele é puro e verdadeiro. Não existe uso de óleo essencial sem que a gente entre num trabalho de autoconhecimento e desapego. Ele "mexe" nas nossas crenças e no nosso orgulho.
O óleo essencial  atua na nossa essência, naquilo que nos temos de mais verdadeiro e especial. É a nossa criança interior que veio cheia de sonhos e desejos, muitos dos quais foram deixados de lado pelas couraças que a nossa educação trouxe. Mas com a ajuda deles conseguimos ir adiante, trabalhando a nossa verdade, a nossa coragem e a nossa missão. De todas as qualidades que o óleo essencial trabalha em nós, eu considero a mais importante a PACIÊNCIA, pois sem ela não conseguimos fazer AROMATERAPIA.
Os óleos essenciais trazem junto o seu tempo e suas notas, que precisam ser respeitadas e assimiladas, para que eles façam efeito. Eles têm o ritmo da natureza, onde mora a sabedoria e os ensinamentos de Deus.










sábado, 29 de maio de 2010

Sorvete de Lavanda


"Sorvete de lavanda"


3 gemas
1 lata de leite condensado

1 lata de creme de leite

1 colher de flor de lavanda
2 medidas (lata) de leite
6 colheres de leite

Coloque as 3 gemas e a lata de leite condensado no fogo.
Em seguida pegue a lata de leite condensado vazia e coloque ela cheia de leite 2 vezes junto com o restante dos ingredientes e misture.

Mexa sempre para não queimar no fundo, até formar um creme mais grosso.
Deixe esfriar.
Bata 3 claras em neve com 6 colheres de açúcar e acrescente a lata de creme de leite sem soro.
Misture tudo no creme feito antes.
Numa forma de pudim (com furo no meio) faça uma calda caramelizada (parecido com pudim de leite).
Coloque a flor de lavanda e as seis colheres de leite num copo de 200ml e mexa bem.
Derrame esta mistura somente nas laterais da forma caramelizada.
Depois disso, coloque o creme ja feito na forma.
Depois é só colocar no freezer e esperar congelar (afinal é sorvete).

A imagem veio do blog
http://www.chucrutecomsalsicha.com/archives/2009/06/gelado_de_lavan.html

Obrigada Fe, por permitir a postagem e entender minha falha, que por inexperiência não ter citado a fonte.
Abrs Cláudia





sexta-feira, 28 de maio de 2010




Banho aromático

Numa banheira com  água numa temperatura agradável, acrescentar algumas gotas de óleo essencial e tenha um banho aromático e relaxante.

Forma de preparo:
Em uma  colher (sopa) de álcool,
diluir  5 gotas de óleo essencial de lavanda, 2 gotas de óleo essencial de bergamota e 3 gotas de óleo essencial de ylang-ylang e acrescentar esta mistura à água. Nunca pingar as gotas diretamente na água, pois óleo essencial e água não se misturam.

quinta-feira, 27 de maio de 2010

Cerque-se de perfume

                           


Cerque-se de perfume. O ambiente onde vive é importante. As cores, as texturas, cheiros de suas roupas, acessórios e móveis podem propiciar um clima.  Juntos, são sua identidade, apoiando ou intensificando o efeito que você deseja dar à vida. O perfume tem uma qualidade emocional que você pode usar para criar o ambiente ou sentimento específico que deseja expressar na sua casa.



Os perfumes tem qualidades estéticas e curativas. Podem ser calmantes para criar um ambiente relaxado; energizantes para dar-lhe um empurrão quando você precisa de mais energia; purificantes para livrar o ar de germes; podem aquecer quando a temperatura está baixa ou podem refrescar quando faz calor.


"Um aroma calmante para a sua casa"

5 gotas de óleo essencial de ylang-ylang
10 gotas de óleo essencial de manjerona
20 gotas de óleo essencial de laranja
Colocar esta sinergia num difusor elétrico e bom proveito





quarta-feira, 26 de maio de 2010

Sete ideias da felicidade - Roberto Shinyasnhiki

Como sou ariana, e segundo se sabe este signo está sempre em busca do diferente e abrindo novos caminhos, não posso deixar de registrar este texto do iluminado "Roberto Shinyashiki", que fala sobre
  sete ideias da felicidade.




"Um grande executivo amigo meu me pediu para falar sobre felicidade para um grupo de altos executivos de empresas. Vou contar pra você o que eu contei pra eles: as sete ideias da felicidade.

1.Todos nós, homens e mulheres, temos “TPM”. Com uma diferença: as mulheres sabem quando estão de TPM, mas os homens não! Nesses dias é melhor tomar cuidado e não agir de modo impulsivo. Muito cuidado para não colocar o seu mau humor em cima de ninguém.

2.Felicidade é ter equipe. Quando você tem uma equipe, seja na sua vida profissional ou na vida pessoal, tem com quem dividir as responsabilidades e os esforços, tem alguém que ajuda você, de modo que pode viver mais tranquilo e feliz.

3.O mestre Osho diz que “somente os perdedores podem ganhar a felicidade”. O espírito de querer ganhar sempre cria uma situação insustentável e ansiosa. Quem quer ganhar todas as disputas, perde a vida.

4.Felicidade é um estado de aprendizado, de evolução. Você perdeu? Aprenda. Na verdade, ninguém erra. Ou você acerta, ou aprende.

5.Na vida não existe preto nem branco. Nada é tanto o céu ou é tanto a terra. Ninguém é tão maravilhoso que não tenha defeitos e ninguém é tão defeituoso que não tenha virtudes. Compreenda esse equilíbrio e não crie expectativas irreais.

6.As pessoas não brigam com você. Elas brigam para jogar as próprias frustrações nas suas costas. Elas brigam contra aquilo que você representa.

7.Os caminhos do sucesso não levam à felicidade. Para ter sucesso você tem de correr atrás de um objetivo. Para ser feliz você tem de gostar daquilo que tem neste momento.

Tenha alto astral. Sorria, conte uma piada, brinque. Não se leve tão a sério. "

Cuide bem de você e seja feliz. Você merece!
(Roberto Shinyashiki)
 

sexta-feira, 21 de maio de 2010

Como usar a Lavanda

As crianças adoram a "Lavanda" e respondem muito bem à ela.
O óleo essencial de Lavanda pode ser de grande ajuda em muitos dos pequenos contratempos da infância - cólicas, irritabilidade e infecções infantis -, contanto que se tenha claro que só as diluições muito baixas devem ser usadas.
Uma quantidade mínima de óleo de Lavanda no banho de um bebê ajudará uma criança agitada a dormir.



Outras formas de usar a "Lavanda"

A Lavanda é usada de longa data para refrescar ambientes, seja em sachês, sprays ou em vasos ou ainda para aromatizar o açúcar.
Em ambientes abertos, a  Lavanda ajudará a evitar que sejamos picados por mosquitos, pernilongos ou outros insetos, mas, se chegarmos a ser atacados, um pouco de óleo puro, aplicado o mais rápido possível junto à pele, eliminará a dor da picada e ajudará a deter a irritação que se alastra e a impedir que a infecção atinja o ponto da picada.

Existe uma vasta indicação para o uso da "Lavanda", mas para isto é importante ter o frasco do óleo essencial sempre por perto.
Pode-se massagear um pouco de óleo de Lavanda (puro) na região da garganta a fim de aliviar uma tosse irritativa ou ainda em casos de dor de cabeça, usar a Lavanda para massagear as têmporas.
Lembrando sempre que a respiração profunda e por ambas as narinas, (uma vez por uma narina e outra vez pela outra), sempre irão reforçar o bom resultado.

Fonte: Aromaterapia (Patrícia Davis)



quinta-feira, 20 de maio de 2010

quarta-feira, 19 de maio de 2010

Respiratório &Spray Bom Sono

O Spray "Bom Sono" é elaborado com óleos essenciais 100% puros e funciona muito bem quando usado junto
com os exercícios respiratórios.
Na hora de dormir, quando até a luz foi apagada, borrifar 2 ou 3 vezes o aroma e inspirar profundamente, segurar um pouco o ar no abdomen e depois exalar até o fim, tirando todo o ar de dentro dos pulmões. Imaginar o abdomen um grande balão que é enchido e esvaziado. Sem pressa, procurando levar mais tempo na expiração. Faça estes movimentos conscientes de 5 à 6 vezes e boa noite...

Óleo essencial de Lavanda

Dentre todos os óleos essenciais, o de Lavanda é, sem dúvida, o mais versátil, com uma gama de propriedades que vão desde a de analgésico, passando pela de antidepressivo, anti-séptico, bactericida e descongestionante, até a de hipotensor, repelente de insetos, sedativo e vermífugo. Suas propriedades podem ser bem resumidas nas de calmante e acima de tudo, reguladora.

terça-feira, 18 de maio de 2010

Creme Brullé de lavanda

Crèmes brullés à la lavande



Porção: 4 pessoas

25 cl de lait entier

25 cl de creme fleurette

5 jaunes d”ceufs

150 g de sucre

1 c. à soupe de fleurs de lavande non traitées

4 c. à café de sucre cassonade



. Préchauffez Le four à 100°C.

Portez à ébullition le lait et la crème, puis retirez du feu. Versez les fleurs de lavande dans le mélange et laissez infuser à couvert 15 mn.

. Dans um saladier, battez lês jaunes d’ceufs avec le sucre. Filtrez la creme et le lait infusés et versez dans le saladier em mélangeant.

. Répartissez la préparation dans quatre ramequins allant au four et enfournez pour 45 mn environ: les crèmes sont cuites lorsqu’elles sont bien prises.

. Sortez-les du four et laissez-les refroidir à température ambiante, puis entreposez-les au réfrigérateur pendant au moins 2 h.

. Au moment de servir, saupoudrez les cremes de cassonade. Caramélisez Le dessus sous Le gril três chaud Du four. Servez immédiatement.







Creme brullé com lavanda


Ingredientes

250 ml de leite integral

1 lata de creme de leite

5 gemas de ovos

150 gr de açúcar

1 colher de chá de flores de lavanda

4 colheres de café de açúcar mascavo



Modo de fazer: pré aqueça o forno à 100°C, ferva o leite e em seguida, retire do fogo. Despeje as flores de lavanda no leite e cubra esta mistura por 15 minutos. Em outra tigela, bata as gemas com o açúcar. Tire a água do creme de leite e misture todos os ingredientes agora. Com a mistura pronta, divida em quatro porções, em recipientes que podem ir ao forno e asse por 45 minutos aproximadamente. Retire do forno e deixe esfriar em temperatura ambiente e em seguida guarde na geladeira por pelo menos 2 horas. Pouco antes de servir, polvilhe açúcar mascavo e aqueça em forno bem quente. Sirva imediatamente.



Porção: para 4 pessoas

Ceo aromaterapia


Uma "logo" criada por uma grande amiga e profissional: Vera S. Zattera, que com todo carinho criou a CEO= Cláudia Emmendörfer Obenaus. Agradeço de coração todo o carinho e dedicação que esta pessoa linda sempre me dedicou. Obrigada Vera, por todos os ensinamentos e sinalizações. Para quem se interessar, vale a pena entrar no site: http://www.vsz.com.br/



Patricia Davis



A Aromaterapia é uma terapia verdadeiramente holística, que considera a mente, o corpo e o espírito do indivíduo em busca de ajuda, bem como seu estilo de vida, seu padrão alimentar, seus relacionamentos, etc...
Patrícia Davis (aromaterapeuta)


Biscoitos de lavanda

Receita biscoitos com lavanda



Ingredientes:
1 xícara de maizena
1/2 xícara de trigo
3/4 de xícara de açúcar
2 gemas
3 colheres (sopa) de leite
1 colher (chá) de casca de limão ralado
1 colher (chá) de flores de lavanda

Preparo: misture e amasse todos os ingredientes até obter uma massa homogênea. Abra a massa na espessura de 1/2 cm e corte com o cortador de bolachas. Unte e polvilhe uma assadeira , arrume na assadeira as bolachas e pincele com ovo batido. Leve ao forno quente por 10 minutos.

Provence



A Provence é toda cor, cheiros,beleza...

segunda-feira, 17 de maio de 2010

Hotel na Provence

Hotel na Provence

Girassol & Lavanda

Tem imagens que parecem montagens, mas são assim mesmo...

Maços de lavanda

Estes maços de lavanda são encontrados nas feirinhas que acontecem na região da Provence; vale a pena adquirí-los pois são recém cortados, estão com as flores cheias de óleo essencial. O perfume chega a durar até 3 anos.

Origem da palavra "Lavanda"

A palavra "lavanda" vem do latim lavare, que significa lavar, limpar.

sábado, 15 de maio de 2010

As borboletas adoram o aroma das lavandas e em todas as plantações elas são vistas às milhares, num colorido que faz bem para alma. Andando pela Provence, principalmente na região de Sault, avistam-se campos e mais campos de lavanda e o barulho das cigarras é quase ensurdecedor.

sexta-feira, 14 de maio de 2010

Peter Mayle



Quem se identifica com a Lavanda e a Provence não pode deixar de ler os livros de Peter Mayle, que retrata tudo o que ela tem de bom. Entre eles, Um ano na Provence, Encore Provence, Um bom ano (que também tem o filme....lindo!) e Toujours Provence... todos eles falam das lavandas, das feirinhas, das cigarras, das trufas e de toda magia do povo que vive lá!!!

Lavanda & Depressão



A Lavanda tem entre suas propriedades a de ser antidepressiva, mas traz junto com ela alguns pedidos: "Estenda a mão aos outros, coopere, participe".

quinta-feira, 13 de maio de 2010

Mesa provençal

Segundo Peter Mayle, no seu livro "Um ano na Provence", as refeições nesta região são celebrações de vida! Bon apetit...

Será que as plantações de lavanda vão sofrer as influências das cinzas do vulcão da Islândia? fico pensando, aquilo alí é tão mágico mais ao mesmo tempo tão sensível...
Uma lavanda com uma quantidade maior de ésteres (calmante) sempre resulta de uma temporada de clima bom, mas este ano depois de um inverno rigoroso e agora com tanta fumaça, precisamos aguardar para poder comentar!

Spray Bom Sono!
Este spray deve ser utilizado antes de dormir, borrifando umas duas ou três vezes e logo em seguida fazer respirações profundas, pelo menos por um minuto. Procurando levar o ar na região do abdomem, imaginando ele um enorme balão.




"O sonho da minha casinha"




Por muitos anos passei por esta casinha e criei um sonho...um dia vou ter a minha!
E este sonho foi crescendo e amadurecendo.
 Num exato momento ele nasceu e começou a se concretizar. Arrumação do terreno, rabiscos no papel e troca de idéias com as mãos maravilhosas daqueles que a colocaram de pé.



E aí um resgate maravilhoso...as janelas da casa do Tio Wigando, que estavam guardadas esperando por um novo lugar!




E depois de 3 meses, nasceu a minha casinha, a casinha dos aromas! Um sonho realizado!!!












Ao redor dela eu cultivo rosas, que com suas pétalas faço água florida para os sprays de ansiedade.


Vivem neste jardim também a Gufi e a Prata, minhas companheiras e fiéis zeladoras, sempre me acompanhando e observando.

Agora algumas mudas que ganhei da Carmen
e que florescem simplesmente maravilhosas...esta é a "Ora pro nobis", planta rica em ferro e que exala um perfume maravilhoso que lembra o mel. E abaixo a dama da noite" hummmmmmm...

E aqui é meu espaço onde trabalho e estudo, onde me sinto inteira e feliz!