sexta-feira, 30 de maio de 2014

Rosas no quarto


Momentos especiais merecem ser comemorados...perfumar o quarto de dormir com óleo essencial de rosas mais rosas naturais, inesquecível, com certeza!

O óleo de rosa é provavelmente o mais famoso de todos, apreciado desde o início dos tempos, tanto como fragrância maravilhosa, como enquanto remédio importante para diversos males.


Existe provavelmente um simbolismo maior ligado à rosa do que a qualquer outra flor, e o seu perfume pode invocar uma sensação geral de prazer e felicidade.
Tem-se usado várias espécies de rosa para extrair o óleo, em especial a rosa de damasco e a centifólia; sendo cada um deles ligeiramente diferente, as propriedades gerais são sedativas, calmantes e anti-inflamatórias.


Não surpreende, pois, que o óleo de rosa possua uma larga fama de afrodisíaco e, nos casos em que há ansiedade, ele pode ser muito benéfico.
Use-o no banho para uma experiência desanuviadora e sensual, ou junte-o a um óleo-base de massagem para acalmar a tensão muscular e nervosa.

quarta-feira, 28 de maio de 2014

Guirlanda de alecrim

Recebi esta imagem, foi de um casamento realizado no interior da Ilha de Florianópolis...belíssimo!

O que me deixou apaixonada foi esta guirlanda enorme de alecrim...só isso! mais nada...perfeito!


Alecrim, com um aroma muito penetrante e estimulante, tem sido usado durante séculos para ajudar a aliviar a exaustão nervosa, as dores de cabeça devidas à tensão e as enxaquecas. 
Melhora a circulação cerebral e é um excelente óleo essencial para a fadiga e falta de concentração.


A lavanda como caminho


"A lavanda como caminho", este é o título do meu livro que está prestes a ser lançado...estou muito feliz, pois é a minha história e a minha crença com a lavanda verdadeira.

aguardem...


terça-feira, 27 de maio de 2014

Óleos que animam


Existem épocas menos felizes na vida em que nos sentimos um tanto deprimidos, seja devido a um acontecimento específico ou a um cansaço crônico.


Como parte de um programa de recuperação e restabelecimento da vitalidade, a aromaterapia pode ser bastante eficaz para levantar o ânimo e a energia em geral.


Para um efeito forte, mas relativamente efémero, experimente 4 gotas de óleo essencial de bergamota e 2 gotas de óleo essencial de néroli no banho, de preferência de manhã.
Depois do banho, dê pancadinhas suaves na pela com uma toalha macia.
Não esfregue com força.


Um efeito mais suave, que pode impregnar a atmosfera durante todo o dia, obtém-se usando óleo de bergamota ou de néroli num queimador para óleos essenciais - provavelmente apenas uma gota de cada óleo de cada vez, repetindo conforme necessário.


(Fonte: receitas terapêuticas de Mark Evans)


segunda-feira, 26 de maio de 2014

Temporada de cerejas - série Provence


Esta época do ano, começo  a lembrar da Provence, de seus aromas e belezas naturais, como flores, frutos e do ar perfumado vindo das ervas aromáticas.

Esta semana abriu a temporada da colheita das cerejas, que são maravilhosas tanto no sabor como no aroma.


As melhores cerejas da Provence são encontradas ao pé do Monte Ventoux e das Montanhas Vaucluse.


Estas frutas desintoxicam, quase não engordam, são depurativas e diuréticas.
Elas ajudam a eliminar toxinas e líquidos, contém muita fibra, que sacia e combate a prisão de ventre.


Esta pequena delícia pertence ao gênero prunus e, dependendo do sabor, pode ser de duas classes, doce ou ácida (conhecida como amarena).


Na Provence, uma graciosa cerejeira presta homenagem à beleza de uma princesa, que infelizmente não sou eu...rsrsrsrsrs


Era uma vez uma princesa com uma pele de porcelana. Ela corava quando ouvia um elogio, e suas maçãs do rosto ficavam da cor de cerejas maduras e suculentas.
Com o passar das estações, ela adorava contemplar as cerejeiras, suas flores brancas sendo substituídos por frutos suculentos e brilhantes.

Esta é a história do perfume Cerisier Princesse da L'occitane, um aroma que nos transporta aos campos das cerejeiras.


A cerejeira compõe a paisagem provençal.
Andando pelas regiões de Apt, no Luberon, a gente se vê cercada por elas nesta época do ano.




A L'occitane  tem outra coleção de fragrâncias, produtos para banho e para o corpo, elaborados com a flor de cerejeira, um aroma suave e que toca o coração.


É Cerisier Rouge, uma delícia de fragrância.


O creme para as mãos é super hidratante e o perfume é duradouro.


E para finalizar, algumas imagens de Venasque, considerada a terra da cereja, que é considerado o diamante vermelho da Provence.



Como a amizade precisa de cuidados para poder realizar uma viagem linda assim, a cereja também precisa!
A cereja é uma fruta que deve ser apanhada o mais madura possível porque, se for apanhada verde, não vai ficando mais doce, como acontece com outras frutas como as peras, as bananas e as maçãs, entre outras. 
Assim, se comprar cerejas verdes, vão continuar verdes.
As mais carnudas e maiores são sempre as que tem melhor qualidade.
Saudades meninas!!!





domingo, 25 de maio de 2014

Lavanda contra insetos


A lavanda é excelente para ser usada para prevenir picadas de insetos.
Mas se por acaso não nos protegemos, ela pode ser aplicada (pura) no local da picada, trazendo um efeito imediato quanto à dor e coceira.
Tenha sempre um frasco de óleo por perto, é de  grande valia.


quinta-feira, 22 de maio de 2014

Sprays aromáticos


Os óleos essenciais podem ser usados com grandes benefícios em sprays, sobretudo como substitutos dos sprays em aerossol, potencialmente perigosos.

Dependendo do óleo escolhido, pode-se borrifar uma solução para repelir insetos, desodorizar um ambiente, ajudar a impedir que uma infecção se alastre durante uma época de resfriados, ou simplesmente criar uma atmosfera perfumada.


Devem-se misturar algumas gotas do óleo essencial escolhido a um pouco de álcool de cereal, em seguida acrescentar água destilada e agitar esta mistura.


O óleo essencial de Bergamota é um dos mais desodorizantes, além de um ótimo repelente de insetos, quer isoladamente, quer misturado com o óleo essencial de Lavanda.

Qualquer dos óleos com cheiro de Limão -  Capim limão, Citronela, Melissa ou Verbena - também servirá para afastar os insetos.


Dentro da Aromaterapia é recomendado a borrifação do óleo essencial de Eucalipto durante as gripes e resfriados, e ele pode ser borrifado a intervalos frequentes no ambiente em que uma pessoa enferma esteja sendo tratada, para minimizar a propagação de infecções.


Os óleos essenciais de Alecrim e Zimbro são outros que são possíveis de serem usados com a mesma finalidade.
Nos casos de resfriados e gripes, deve-se borrifar o ambiente várias vezes ao dia.


Para fins de aromatização de ambientes, pode-se utilizar qualquer óleo essencial de nossa preferência.


A borrifação de uma solução simples pode ser um recurso adequado para aplicar óleos essenciais à pele nos casos em que seria por demais doloroso ministrá-los diretamente.
Ex: cortes, feridas, herpes zoster.


Pode-se borrifar suavemente sobre uma criança com catapora uma mistura de óleos essenciais de Camomila, Eucalipto e Lavanda, um procedimento que fará baixar a temperatura da criança e suavizará as erupções.
Para tanto, será preciso aquecer muito ligeiramente a água a fim de evitar o choque da água fria sobre a pele febril.


Pode-se adaptar o mesmo método para aplicar óleo essencial  de Camomila ou Lavanda, ou ambos, em alguém com queimaduras solares doloridas.
(fonte: Livro de Aromaterapia de Patricia Davis)


Diminuindo a opressão


Trabalhando com o óleo essencial de Olíbano, me veio a ideia de escrever sobre ele e como ele nos ajuda, em momentos onde a respiração se encontra "travada" e o peito oprimido.

Considero fascinante refletir sobre o fato de o Olíbano possuir, entre suas propriedades físicas, a de tornar mais lenta e profunda a respiração.


O ato de respirar com mais vagar e profundidade em pouco tempo produz uma sensação de calma muito favorável à prece e à meditação.


O Olíbano é particularmente ativo no tocante aos pulmões, e é um dos óleos mais eficazes a serem adotados nos casos de infecções respiratórias.

É um dos melhores anti-sépticos pulmonares, acalma as tosses e é particularmente indicado nos casos de bronquite crônica.


Deve ser usado em inalações, massagens e banhos.

Particularmente, gosto de ter um frasco sempre em mãos, para fazer as inalações diretamente do vidro, quando necessário.


Agora surge a pergunta: o que estas imagens tem a ver com o Olíbano?

O aquietamento necessário para trabalhar a respiração consciente!!!


O fato de diminuir o ritmo e se aquietar, fazem com que tenhamos um resultado mais eficaz nos exercícios respiratórios - junto do Olíbano.

É preciso prestar atenção no ato de inspirar e expirar, sentir o aroma do óleo essencial para depois sentir a modificação da emoção.


"Na nossa casa ou na estrada da vida, diante dos amigos ou dos desafetos, na jornada de cada dia quando somos visitados pelas dificuldades que nos imponha suor e lágrimas, é necessário serenar o próprio espírito e, sorrindo para o trabalho com que a dor nos favorece, agradeçamos a dificuldade, aceitando a lição."
(Chico Xavier)