NATAL tempo de encontros, reflexões, congraternizações ...mas muitas vezes vem junto com tudo isso a melancolia, mesmo sem ser convidada!
Não importa aonde estamos e ela aparece, sorateiramente e sem se importar que não foi convidada.
E percebemos que não podemos fugir dela, ela fica ao lado, vai junto, independentemente para onde formos.
Já que ela não vai embora, o négocio é dar atenção para ela, ouvir o que ela tem a nos dizer...
E quem sabe de uma vez por todas, resolver as nossas pendências!
Este é o caminho para dentro de nós, que tanto procuramos e muitas vezes não sabemos qual é a porta de entrada.
As emoções que nos incomodam são portas de entrada.
SILENCIAR é um instrumento poderoso para conter o turbilhão de pensamentos.
Quando calamos (e também não lemos, assistimos TV ou ouvimos música), mergulhamos em uma viagem de sensações. Chame a melancolia, pergunte de onde ela vem e o que ela quer lhe dizer...
No início pode ser difícil, mas vale insistir.
A meditação possibilitará plantar em campo fértil suas intenções, deixando o Universo se encarregar do resto.
Não julgar é outra forma de acessar o "espaço vazio" entre os pensamentos. Evite classificar tudo e todos, pois o burburinho mental interfere no diálogo interior.
Para "falar" com esta melancolia nada melhor do que o óleo essencial de olíbano, que entre suas propriedades físicas, possui a de tornar mais lenta e profunda a respiração.
O ato de respirar com mais vagar e profundidade em pouco tempo produz uma sensação de calma muito favorável à prece e a meditação.
O Olíbano exerce um efeito calmante sobre as emoções, o que se pode relacionar tanto a seu uso enquanto facilitador da meditação quanto a sua atuação no tratamento de problemas respiratórios, em que a ansiedade freqüentemente deflagra as crises.
Uma sugestão é pingar algumas gotas de Olíbano nas pinhas; elas absorvem muito bem o óleo essencial.
Dentro da Aromaterapia diz-se que este óleo essencial ajuda a romper vínculos com o passado e pode ser muito útil para pessoas que tendem a viver de acontecimentos passados,
em detrimento de sua situação atual.
(imagens: google)
Cláudia! A postagem "Melancolia de Natal" está maravilhosa. Pois o Natal, apesar de todo o barulho, é um convite ao repensar, reavaliar, rever para, quem sabe, renascer. Tal qual está simbolizado no nascimento do menino Jesus: na simplicidade, na serenidade, no contentamento interior consigo mesmo para depois encontrar harmonização com o outro. Feliz Natal!
ResponderExcluirQue retorno bacana, minha querida! bjs e até mais...
ResponderExcluirClaudia, meu anjo,
ResponderExcluirMais um post incrível! Quando recebi vi no email o "Melancolia de Natal" parecia que você tinha conversado comigo e visto meus macaquinhos dançando na minha cabeça!
Mais uma vez, AMEI AMEI AMEI! Vou tentar achar o óleo aqui para comprar!
Estou com saudades!!
Beijinhos
Kelly
Mais uma vez estávamos em perfeita sintonia.Precisava saber que não sou só eu que sinto esta melancolia de natal.Se é uma festa de alegria ,porque se sentir melancólico??Agora já tenho a resposta e sei como lidar com ela.Obrigada querida. Me ajudou muito.Beijos
ResponderExcluirVera Lucia
Kelly querida! estive em SP hj mas fui e voltei, não deu para te ver...que bom saber de ti bjs
ResponderExcluirVera amada! mais uma prova que somos todos iguais...bjs no teu coração
ResponderExcluirEsta melancolia é a saudade que temos da nossa infância, da nossa inocência perdida, dos dias idos. mas é bom que ela nos leva à reflexão, ao mergulho, inestimável, para dentro de nós. a melancolia é tão necessária quanto à alegria. Esta época é propícia, devido ao natal.Estamos mais leves, mais bondosos, mais amorosos. Continuemos na busca da paz permanente. Fique com Deus, minha querida.
ResponderExcluirObrigada! bjs
ResponderExcluirOi Claudia, adorooo oleos essenciais. A Nature et Découverte tem alguns deliciosos que uso de vez em quando no quarto com uma velinha. Durmo bem...depois de apagar a vela, logico! rsrsrs
ResponderExcluirE a viagem na Provence? Esta preparando?
Oi Ana! adoro os óleos lá da Nature et Découverte, eles tem algumas sinergias bárbaras.A linha de ayurveda é maravilhosa...gosto de usar Vata, que é anti-stress, tão necessário no dia a dia. Quanto à Provence, tem um grupo se formando para julho, vamos ver...nos falamos bjs
ResponderExcluir