Quando os espanhóis conquistaram o México, os astecas já aromatizavam o seu "xoco-late" (chocolate quente) com baunilha, prática que o Oriente copiou desde então. Foram os astecas que desenvolveram a técnica de curar as favas, fazendo-as fermentar e secar repetidas vezes para obter a vanilina branca cristalizada, sem a qual as favas não tem sabor.
As melhores favas são flexíveis, mas resistentes, de cor castanho-escura e cobertas por uma camada de cristais aromáticos.
Por ser uma especiaria bastante cara, há uma quantidade enorme de imitações em forma líquida no mercado, muitas delas de origem química.
A melhor baunilha vem do México.
Vagem de uma orquídea trepadeira que pode atingir até 30 metros de comprimento, a baunilha tem caule cilíndrico, verde, com raízes que surgem ao nível dos nós, para apoio em outros vegetais ou suportes.
Suas folhas são de textura rígida e formato ovalado e suas flores, típicas das orquídeas, são formadas por seis partes.
Nos lugares onde cresce, o ar fica ricamente perfumado.
Seu nome vem do espanhol vainilla, que significa "pequena vagem".
Como toda flor, necessita ser polinizada por um inseto, e no caso da baunilha, apenas um inseto encontrado no México é capaz de tal proeza.
Dessa maneira, em todos os outros lugares onde é cultivada, deve ser polinizada artificialmente.
Como toda flor, necessita ser polinizada por um inseto, e no caso da baunilha, apenas um inseto encontrado no México é capaz de tal proeza.
Dessa maneira, em todos os outros lugares onde é cultivada, deve ser polinizada artificialmente.
USOS
As melhores favas são as cheias e tenras. Evite as que estiverem quebradiças e secas.
É comum colocar uma fava no açucareiro para aromatizar o açúcar.
Vai bem no chocolate, no café, em pudins, em sobremesas de fruta e, em pequenas quantidades, em pratos com vitela.
(Fonte de pesquisa: Ervas e Especiarias de Nelusko Linguanotto Neto)
Oi Claúdia,
ResponderExcluirAdorei seu post sobre a baunilha.
Seus textos são sempre muito ricos. Parabéns!!!
Você conhece a Aromaterapia Vibracional?
Vai algumas dicas do óleo essencial vibracional de baunilha para ajudar a trabalhar as emoções: trabalha tristeza, apatia, amargura, mágoa, ressentimento. Bom para utilizar em diabéticos.
Posso publicar um post seu sobre Aromaterapia e Emagrecimento no meu blog? Mando direcionar para seu blog, se me autorizar eu faço um post novo amanhã.
OI Solange! claro que pode, só assim vamos fortalececer a Aromaterapia...e as dicas sobre a aromaterapia vibracional foram bárbaras...não fiz o curso, mas tenho in- teresse...bjssssssss
ResponderExcluirOlá Claudia,amei ler sobre a baunilha, costumo deixá-las nos potes de açucar, assimsempre tenho um açucar com um sabor diferente....amei !!! bj Valeria lá do CASADECORADA
ResponderExcluirOi, Cláudia. Lembras quando estivemos na França guiadas por nossos amigos alemães e numa certa loja ela nos deu para experimentar uma rama e não conseguia explicar para nós em alemão o que era? Era baunilha, não? E, lembro que não gostamos do sabor rsrsrsr Bjs
ResponderExcluirClaro que lembro das nossas dificuldades rsrsrsr , mas acho que lá era a angélica, né? bjs e saudades
ResponderExcluirA matéria está muito bonita, parabéns!
ResponderExcluirSugiro correção de erro, Errata: Substituir a palavra POLIMERIZADA por POLINIZADA, polimerizada vem de polímero, espécie de material derivado de petróleo, enquanto que polinizada ação de cruzamento de gametas masculinos e femininos entre as flores dos vegetais...
Seu nome vem do espanhol vainilla, que significa "pequena vagem". Como toda flor, necessita ser polinizada por um inseto, e no caso da baunilha, apenas um inseto encontrado no México é capaz de tal proeza. Dessa maneira, em todos os outros lugares onde é cultivada, deve ser polimerizada P-O-L-I-M-E-R-I-Z-A-D-A X POLINIZADA artificialmente.
Att.,
Ruy Nascimento
ruynascimento@msn.com
Boa tarde Ruy! obrigada pela dica, são sempre bem vindas
ResponderExcluirclaudia amei tudo o que disse sobre essa planta maravilhosa, doce e magica adoro vanila aliás baunilha. obrigado por nos fornecer fotos cores e explicação sobre esse aroma magico.Regina Ross
ResponderExcluirPara além do bom gosto, este blog é um manancial de informações!
ResponderExcluirBeijos,
Olá Cláudia, vim te visitar e agradecer a sua visita. Há alguns meses comprei minha primeira fava de baunilha e usei metade dela, justamente para aromatizar o açúcar. Na hora não exalou cheiro de baunilha e imaginei que não fosse dar certo mas agora, lendo este post, fui conferir e está aromatizada. Já tinha até me esquecido do potinho no canto do armário. rs.
ResponderExcluirbjs
mamélia
Teu post me fez sonhar em ter uma orquídea dessas em meu jardim...já pensou que delícia??
ResponderExcluirUso a fava em alguns recheios de meus macarons, amoo! Bjs, Gisele
Fiquei babando de vontade de ter um feixe de baunilha desses em casa!
ResponderExcluirMeu marido quer plantar em casa, pode!
Adorei! E meu açucareiro tem baunilha há anos! Sempre coloco mais favas!
Bjs!
Para ter um cheiro tão doce só poderia vir de uma planta especial mesmo, eu amo!!!
ResponderExcluir