Ervas mágicas...o tomilho, o alecrim, a sálvia, a segurelha, o funcho, a lavanda e outras ervas, pertencem à flora natural da Provence, desde que os Romanos desbravaram as extensas florestas locais, há 2000 anos.
Os terrenos abandonados foram conquistados pelas ervas e pela urze.
É evidente que os habitantes da Provence aproveitaram esta riqueza dos terrenos baldios não cultivados.
É evidente que os habitantes da Provence aproveitaram esta riqueza dos terrenos baldios não cultivados.
Enquanto a lavanda subiu ao trono das ervas perfumadas, o tomilho (thymus vulgaris) reinava nas cozinhas.
Não há outra erva que se adapte tão bem a ingredientes tão diferentes.
Esta erva tem efeitos curativos para o estômago, intestinos e pulmões e torna o nosso espírito romântico, pois não podemos esquecer que as meninas da Provence tinham a certeza de serem pretendidas quando encontravam um raminho de tomilho na sua porta.
As ervas mais importantes da Provence são o tomilho, a lavanda, o alecrim, a segurelha, a manjerona, o orégano, a sálvia, o manjericão, o funcho, o estragão e o louro.
Comento tudo isso para poder falar dos óleos essenciais, que são extraídos de todas estas ervas maravilhosas e que trazem junto toda a energia e propriedades químicas curativas.
Por isso temos uma variedade de preços quando compramos um óleo essencial; isto sempre varia de acordo com a região e com o cuidado que se tem em cultivar a erva aromática.
Quando se fala em aromaterapia, é como se falássemos em temperos; precisamos conhecer e aprender a usar os temperos como se faz necessário conhecer e aprender a usar os óleos essenciais.
Todos tem uma finalidade e uma quantidade específica...não podem ser misturados de qualquer jeito e não devem ser usados demasiadamente...
Para começar a usar óleos essenciais, siga uma regra de cozinha: comece com a lavanda, conhecendo ela e todas as suas propriedades...compare ela ao sal de cozinha: não dá para usar demais para não estragar o alimento e se usar de menos, a comida fica insonsa...
Pequenas dicas para você se apaixonar pela Aromaterapia!
Amada, vim te dizer que tem um selo pra vc la no casa.
ResponderExcluirMe desculpe a pressa, estou saindo de viagem, volto domingoo
bj
Valeria
Bom dia Cláudia...adoro ervas e imagino como os perfumes de Provence devem ser carregados de aromas frescos de todo tipo de ervas finas...
ResponderExcluirAmei as fotos e acho que vou comprar base de dlicerina para fazer sabonete de alfazema...ficquei com muita vontade quando vi a foto!
Te desejo um ótimo final de semana com muita criatividade e boas energias para executá-las!
Beijos
CamomilaRosa
Olá,
ResponderExcluirAdoro as ervas de Provence a própria Provence, rsrs. Belo post!
Um abraço e bom domingo!
Que delicia de fotos , nossa que tranquilidade!!Dicas preciosas amiga, amanhã vou sair para comprar Tomilho quero desfrutar esse tempero a muito tempo não uso.Um beijo grande e um belo fim de semana.
ResponderExcluirOlá Claudia! Este seu post é um convite a viajar ao longe e sentir aromas! As pessoas dizem que sentem cheiro no meu Blog e eu sinto cheiro no seu, hehe! Adoro estar aqui e passear em suas imagens e explicações! Adoro pendurar ervas para secar, tenho nesta nova casa 6 pés de alecrim e 5 de alfazema...também plantei manjericão que colho todos os dias e tento fazer raízes!
ResponderExcluirUm dia vou à Provence e vou colher seus aromas...um dia! Obrigada pela inspiração!
Bjs, ótimo final de semana e boas energias!
CamomilaRosa
Um dia eu vou com certeza , estou cultivando esse sonho , sucesso sempre amiga , bjos
ResponderExcluirClaudia hola !!! Lindo blog me ha encantado
ResponderExcluirSaludos
Já estou apaixonada e o mérito é todo teu!
ResponderExcluir