sábado, 3 de julho de 2010

Como fazer flores desidratadas e aromatizadas


Para o processo de desidratação, uma flor não deve estar inteiramente “madura” ou poderá perder muitas de suas pétalas .
Outro aspecto a ser levado em consideração é o tipo de flor que se pretende secar. A secagem ao ar é recomendada para variedades mais robustas tais como as rosas ou para variedades bem pequeninas. Para flores mais delicadas, como lírios, a secagem poderá ser feita pelo processo de pressão.
Crisântemos, rosas, tulipas, gérberas, etc, exigem um processo que preserve suas cores e estrutura no processo de secagem através de microondas.



Secagem ao ar

1. Descascar a folhagem extra dos caules das flores e cortá-los no comprimento desejado ( não deixando-os muito longos).


2 – Remover todas a luz solar do ambiente, logo após cortar as flores. Isto irá garantir que suas cores sejam preservadas.


3 - Encontrar uma área escura, seca e com boa circulação de ar, como por exemplo, um armário não utilizado.


4 – Fixar , com um fio,a extremidade inferior da haste da flor a um gancho. Você pode pendurar mais de uma flor em cada desde que as mesmas se posicionem de cabeça para baixo para secar.


5 – Aguardar um período de duas ou três semanas e verificar se elas já se encontram totalmente secas antes de retirá-las do abrigo.


6. Remover as flores dos ganchos e pulverizá-los com o hairspray para dar-lhes alguma proteção extra.


Após este processo, suas flores já estarão prontas para serem utilizadas em galhos ou em forma de pout pourri. Porém, cabe lembrar que as flores desidratadas não gostam da luz solar ou do calor extremo. Depois de todo este processo, é só acrescentar o óleo essencial de sua preferência.



Secagem com microondas

1. Colocar as flores no microondas em potência baixa po 2 minutos e observar. Se necessário aumentar mais um pouco o tempo.


2. Tirar do microondas e tampar com papel de cozinha e deixar em repouso.
3. Depois de 2 dias coloque gotas de óleo essencial nas flores e o poutpourri está pronto.




Que tal preservar aquele arranjo ou bouquet especial, ou melhor, que tal preservar aquele momento tão significativo ? E ainda mais, acrescentanco gotas de óleo essencial nestas flores?


Boa sorte à todos

13 comentários:

  1. ola.
    lindo seu trabalho.
    que tingidor tenho que usar?
    abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Luanir! eu não uso tingidor, deixo elas da cor natural...abrs

      Excluir
    2. poderias me esclarecer como conservar a cor das flores pois, com o tempo, descolorem? (depoisde desidratadas as coloco entre placas de vidros)

      Excluir
    3. Como são naturais, perdem a cor com mais facilidade; não sei se existe algum método para conservar mais tempo a cor...abrs

      Excluir
  2. Claudia, gostaria de fazer um quadro com o bouquet de minha filha, como devo fazer, para desidratá-lo^

    ResponderExcluir
  3. tambem preciso dessa resposta, como fazer quadro bouquet de noiva, e quero pinta-lo que tinta posso usar, na verdade mh. pergunta é a mesma que da Salete, Vania

    ResponderExcluir
  4. Oi Salete e Vania! primeiro obrigada pela visita e quanto ao quadro, nunca fiz e também não saberia dizer nada a respeito de tintas...não é a minha área. Só tenho experiência em buquês amarrados ao ar livre. Acho a idéia maravilhosa e acho que vale a pena investigar...deposi me contem...beijos!

    ResponderExcluir
  5. Olá Claudia!
    Sou Darci, comadre da Dorly, gostaria de saber onde compro esse hairspray, eu quero tentar fazer, pois faço arranjos, isso seria uma economia de flores, ou não consigo usar essas flores
    para meus artesanatos.
    Aguardo resposta, amei seu blog.
    Bjos
    Darci Freygang

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Darci! estes produtos sempre encontro na Rua das essencias, em São Paulo...na verdade a Rua se chama Tabatinguera. Tem várias lojas com todos estes produtos...bjs

      Excluir
    2. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir
  6. Adoreisuas dicas e seu blog vou visitá-lo sempre...

    ResponderExcluir