quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Emoções & Aromaterapia


"A carência de emoções nos torna mal-humorados, rígidos e estereotipados; quando encorajadas, as emoções perfumam a vida; desencorajadas, elas a envenenam."
(Joseph Collins)

Na Aromaterapia, a importância da saúde da mente é idêntica à saúde do corpo.
 Por isso, espero poder mostrar aqui o quanto a mente e o espírito são capazes de afetar o corpo físico através das emoções, tanto para a saúde como para a doença, assim como espero mostrar a forma pela qual as emoções prejudiciais à saúde podem ser aliviadas e confortadas com o uso dos óleos essenciais.


Apesar de muitas pessoas acreditarem que a Aromaterapia seja somente "uma massagem que se vale de óleos", elas não sabem o que estão perdendo desta sabedoria milenar, que por muito tempo foi esquecida e deixada de lado.

Os óleos essenciais e seus aromas desempenham um papel  importante em nossas emoções, por causa da originalidade e distinção do olfato, entre todos os outros sentidos, para provocar impactos sobre o nosso estado emocional, e isso porque existe uma conexão direta entre ele e o centro emocional do cérebro, o sistema límbico.


As nossas emoções tem a ver com aquilo que carregamos e juntamos ao longo da vida: crenças, sonhos, ilusões...mas nem tudo isso vale a pena ser levado adiante!
Precisamos de várias "pausas" para abrirmos a nossa mala e reavaliar aquilo que estamos carregando...


"Ao lidar com outras pessoas, devemos lembrar de que nós não estamos lidando com criaturas da lógica, mas da emoção, ou seja, com seres que estão enredados em preconceitos e motivados pelo orgulho e pela vaidade."
(Dale Carnegie)


A Aromaterapia é então a utilização controlada e consciente dos óleos essenciais das plantas, com o objetivo de prover saúde e bem-estar à totalidade do indivíduo, isto é, ao conjunto formado por corpo, mente e espírito.

(Imagens: google)

3 comentários:

  1. Bom dia Cláudia!!Inimaginável!!Como sua palavras confortam....suas fotos encantadoras..realmente entrar no teu Blog dá a sensação de bem estar,paz e verdadeiro aroma!!!!! ADORO!! Grande final de semana pra vc! bjs

    ResponderExcluir
  2. Maike querida! obrigada por tudo, isto me incentiva muito..gostaria de ter o teu endereço de email...bjs

    ResponderExcluir
  3. oi Claudia!!
    Que bom, fico feliz por você!! Mas é muito verdadeiro o que sinto qdo entro aqui!!E vc está de Parabéns por poder transmitir tanto amor, carinho e preocupação para o bem estar das pessoas!! Você é muito sensível e tem um coração enorme, cheio de amor prá dar, por isso esse retorno!!Teu blog é o espelho da sua vida!! Linda!! Grande bjo!! Ah! la vai um dos meus endereços eletrônicos: maikesol@gmail.com
    bjs

    ResponderExcluir