domingo, 19 de setembro de 2010

Óleo essencial de rosa


"Para estar junto não é preciso estar perto e
 sim do lado de dentro".

Esta frase de Leonardo da Vinci exemplifica com muita sabedoria o efeito do óleo essencial de rosa.
 É o óleo que abre o coração, aproxima, liga e faz desabrochar!

A rosa talvez tenha sido a primeira flor do qual se destilou um óleo essencial, na Pérsia do século X. A rosa é tradicionalmente chamada a "Rainha das Flores" e, na aromaterapia, o óleo de rosa é freqüentemente considerado o soberano dos óleos essenciais.

Este óleo é extremamente feminino e dentro da aromaterapia é o preferido no tratamento dos distúrbios do sistema reprodutor feminino. Trata-se de um óleo depurativo, regulador e tônico, útil nos casos em que haja uma perda da tonicidade na musculatura uterina (prolapsos) ou para mulheres com tendência a abortos espontâneos. Também indicado para aquelas mulheres cujo ciclo menstrual é irregular ou que estão tensas, deprimidas ou tristes, quadros em que o óleo de rosa é de suprema valia.

O óleo de rosa tem a fama de afrodisíaco e os romanos tinham por hábito espalhar pétalas de rosas pelo leito nupcial. Isto se deve ao alto poder ansiolítico do óleo, que faz com que a pessoa relaxe e respire melhor. Ele é um antidepressivo suave mas poderoso e por causa disto é muito útil nos casos de pertubações emocionais ligadas à sexualidade feminina ou ao ciclo reprodutivo.


O custo muito elevado do óleo de rosa deve-se à imensa quantidade de pétalas necessárias para se extrair uma quantidade mínima de óleo, e o custo elevado da própria mão-de-obra envolvida na extração.
O melhor e o mais caro óleo de rosa é o atar de rosas búlgaro, embora também se produza um excelente óleo na região de Grasse, o coração da perfumaria francesa, enquanto o norte da África nos fornece um óleo ligeiramente mais barato.

Os óleos francês e búlgaro são produzidos pelo método enfleurage, ao passo que o norte africano geralmente é obtido pelo método do solvente orgânico. É consideravelmente mais barato, porém menos refinado que os óleos produzidos segundo o método tradicional.

Para saber mais sobre as imagens das rosas, clique abaixo:

(Imagens: google)

5 comentários:

  1. que lindo Cláudia...
    o aroma das rosas é mesmo mágico...
    bjos

    ResponderExcluir
  2. Claudia!!
    Me diz onde fica esse Paraíso que eu vou prá lá...rsrs Fico imaginando o perfume que deve ter por lá!!Lindo!! Parabéns!!
    Ótima semana prá vc!
    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Eu adoro o teu blog ! Tem vezes que até sinto o cheiro . Não conheço cheiro melhor que de lavanda e de rosas...bom, vanilla também é uma coisa incrível...Até hoje não achei um perfume de rosas bom, não só o óleo,mas um perfume que realmente tivesse esse cheiro...
    Ah, eu adoro as tuas fotos . São todas tão poeticas!
    Eu ia te perguntar uma coisa, eu li sobre o café que se coloca no vaso com uma vela, mas vou ser sincera, eu não curto cheiro de café, posso colocar outra coisa ? Por exemplo, as florzinhas de lavanda?
    Beijo!

    ResponderExcluir
  4. Rosas têm tudo a ver com minha avó que morava aí... Cheiroso e gostoso como o abraço dela.
    Gostei muito!

    BJô

    ResponderExcluir
  5. Teu BLOG eh um encantamento soh..... leve...... perfumado......... sim pois dá p/ sentir os diferentes aromas que por aqui circulam!!!!! Maravilhoso!!!!!!
    Bj querida amiga!!!!! Lílian

    ResponderExcluir