domingo, 26 de junho de 2011

Lavanda verdadeira


Dentre todos os óleos essenciais, o extraído da Lavanda é, sem dúvida, o mais versátil, com uma gama de propriedades que vão desde a de analgésico, passando pela de antidepressivo, anti-séptico, bactericida e descongestionante, até a de hipotensor, repelente de insetos, sedativo e vermífugo.


Suas propriedades podem ser mais bem resumidas nas de calmante e acima de tudo, reguladora.
Talvez a mais importante propriedade do óleo de essencial de Lavanda seja sua capacidade de restaurar estados de desiquilíbrio - da mente e do corpo - para aquele quadro de equilíbrio em que a cura pode ter lugar.


Os componentes ativos do óleo incluem os ésteres (acetatos linalílico e geranílico), o geraniol, o linalol, o cineol, o d-borneol, o limomeno, o 1-pineno, o cariofileno, os ésteres do ácido burítico e do ácido valeriânico e a cumarina.


Enquanto algumas plantas medicinais conhecidas por antigas civilizações caíram em desuso para serem "redescobertas" apenas nos últimos anos, a lavanda jamais perdeu sua popularidade.


A Lavanda tem como nome científico Lavandula officinallis e é considerada a mais importante do ponto de vista medicinal e é também conhecida como Lavandula angustifolia ou Lavandula vera.
Esta é a lavanda de aroma mais delicado, aquela que associamos à água de lavanda e aos sachês usados para perfumar roupas e linhos.
As outras espécies têm um odor mais canforoso e são usadas para tratar problemas respiratórios.


A ação do óleo essencial de lavanda sobre o músculo do coração é ao mesmo tempo tônica e sedativa, o que o torna valioso para o tratamento de palpitações, além de ajudar a reduzir a hipertensão arterial, embora seja obviamente necessário observar também a dieta, o estilo de vida do indivíduo em questão.


As propriedades calmantes, anti-sépticas e antiinflamatórias do óleo essencial de lavanda o tornam valioso para o tratamento de diversos problemas de pele, e seu aroma suave, largamente apreciado, se presta bastante a que seja misturado em cremes, loções, tônicos para a pele, etc., em concentrações de 1 a 1 1/2%.



Para saber mais, pesquise aqui no blog em óleo essencial de lavanda.

(Pesquisa: Patricia Davis, em Aromaterapia)

2 comentários:

  1. Bom dia Claudia...li seus artigos e me interessei muito pelo cultivo da lavanda.Poderia me informar onde encontrar mudas etbem sobre sursos de aromaterapia ou coisas assim do tipo pra talvez eu estar podendo cultivar em gde escala.Obg Maria jose

    ResponderExcluir
  2. Boa tarde! Sou uma fã ardorosa da lavanda e seus benefícios para a saúde do corpo e da mente. Como posso adquirir o óleo essencial de lavanda?
    Obrigada! Seu blog é muito intessante. adorei!!!

    ResponderExcluir