quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

Prisão de ventre

Muitos óleos essenciais são descritos como úteis para os casos de prisão de ventre, mas acho que esse tipo de informação deve ser recebida com cautela. Acima de tudo, não se deve cair no equívoco de tomar os óleos essenciais por um "elixir".
A mais eficaz aplicação da AROMATERAPIA nos casos de prisão de ventre é a massagem no abdome, sempre em sentido horário, prática esta que o paciente pode facilmente aprender a desenvolver diariamente.
Os óleos mais indicados para este tipo de massagem são os de ALECRIM e MANJERONA, combinados ou isoladamente. Pode-se ainda acrescentar uma pequena quantidade de óleos de ERVA-DOCE  e PIMENTA-DO-REINO. A ingestão diária de vários copos de chá de erva-doce pode constituir uma aconselhável terapia complementar.
A parte mais importante de qualquer tratamento para prisão de ventre deve residir na dieta alimentar. Carboidratos não-refinados, vegetais e frutas cruas e todos os alimentos ricos em fibras e generosas quantidades de água, devem formar a parte principal da alimentação diária. Reduzir ao mínimo as gorduras, lacticínios e todos os açúcares e amidos refinados.
Por vezes, a prisão de ventre é o resultado de tensão, ansiedade ou problemas emocionais geralmente sublimados. Nesses casos a AROMATERAPIA pode ser usada com sensibilidade para trabalhar os problemas subjacentes. A prática de massagens suaves no corpo todo por parte de um terapeuta atencioso, aliada ao uso de óleos criteriosamente escolhidos para serem utilizados em banhos reduzirão
 o estresse e a ansiedade.
Para saber mais, procure pelas postagens do Alecrim e da Manjerona.

Fonte de pesquisa: Patricia Davis em Aromaterapia
Imagens: internet


Nenhum comentário:

Postar um comentário