quarta-feira, 6 de julho de 2011

Lavanda e Lavandin


Sempre surgem as perguntas se é Lavanda ou não, quais são as diferenças e como identificar uma Lavanda verdadeira do Lavandin ou Alfazema.
São diversas as variedades da Lavanda que se cultivam para fins medicinais, o que dá margem a algumas confusões acerca dos nomes das diferentes espécies.


A Lavanda verdadeira (Lavandula officinalis), a mais importante do ponto de vista medicinal, também recebe o nome de Lavandula augustifolia ou Lavandula vera.
Esta é a Lavanda de aroma mais delicado, aquela que associamos à água de lavanda e aos sachês usados para perfumar roupas e evitar a aproximação de traças.


As espécies conhecidas como Lavandula spica e  Lavandula flagrans tem um odor mais canforoso e crescem espontaneamente nas áreas em que a verdadeira Lavanda é cultivada. 

São muitas as variedades, todas criadas através da polinização por cruzamento empreendida pelas abelhas que fertilizam as flores da Lavanda spica com o pólen da Lavanda verdadeira.
Os arbustos resultantes apresentam flores de coloração azul-escura, maiores que as da Lavanda e extremamente perfumadas.


A Lavanda verdadeira se diferencia na cor, como mostra a foto abaixo e seus galhos são únicos enquanto os outros tipos de lavanda se ramificam.
Os arbustos da Lavanda são mais baixos e mais arredondados.
Na parte alta da Provence (Sault seria uma indicação) é onde se encontra a maior quantidade de Lavanda verdadeira.


Para ver  toda esta maravilha da natureza, quem pensar em ir à Provence (França), onde a planta é originária,  vai encontrar nos seguintes lugares:
Plateau de Valensole, Gorges du Verdon, Plateau D'Albion, Lagarde D'Apt e Abadia de Sénanque.



8 comentários:

  1. Maravilha!!!!!!!
    Amo!

    bjs perfumados

    ResponderExcluir
  2. Claudia! Que maravilha! Estou encantada com a Festa da Lavanda! Que pena que moro tão longe!! Estou perto de Poços de Caldas - MG. Vou acompanhar tudo daqui da telinha e desde já receba meu abraço caloroso e um sorrisão de alegria! Estou feliz mesmo!!
    Um dia a gente se encontra pessoalmente, se Deus quiser!
    Beijo grandão! Vy

    ResponderExcluir
  3. Já não é preciso ir tão longe para apreciar esta maravilha, este fim de semana descobri esta quinta http://www.quintadaslavandas.pt/ foi uma experiencia extraordinária. Também têm alambique onde destilam tanto a lavanda como o lavandim e obtêm o óleo.

    ResponderExcluir
  4. Eu procuro há anos pela receita original do "Perfume Lavanda Inglesa", vc saberia onde posso consegui-la???
    Meu e-mail é dias.vera@ibest.com.br

    ResponderExcluir
  5. Faltou mostrar uma foto do pé de Lavanda e uma do pé de Lavandin ou Alfazema bem de perto. Só assim é possível conhecê-las e saber quando se trata de uma e de outra.

    ResponderExcluir
  6. Por favor, enviem-me as fotos de cada uma delas: ribertooliveira@sabesp.com.br
    Att.

    ResponderExcluir
  7. Por favor, enviem-me as fotos de cada uma delas: ribertooliveira@sabesp.com.br
    Att.

    ResponderExcluir