quarta-feira, 18 de julho de 2012

Desfile Dior - marcado pelos aromas!


O belga Raf Simons é o novo e jovem estilista da Dior, e apresentou na semana passada sua coleção, num ambiente com nada menos do que um milhão de flores.

Usou do estímulo olfativo para despertar lembranças e memórias do público presente, fazendo do evento um momento inesquecível para todos os convidados.


Cinco salas de cores diferentes, cujas paredes foram cobertas do chão até o teto pelas mais variadas flores.

Salão Vermelho - orquídeas, rosas, flores de yarrow e celosias.
Salão Azul - esporinhas
Salão Dior - peônias, dálias e campânulas
Salão Jaune - erva lanceta
Salão Branco - orquídeas


Esta idéia surgiu da visão de Christian Dior sobre as mulheres dos anos 1940 - "mulheres flores", pois usavam modelos cinturados e elegantes, que caracterizaram o pós-guerra.

O reino vegetal é a roupagem radiante do planeta, a evolução na sua expressão máxima de beleza e inteligência, e o aroma o ápice desta construção.


Daí sua importância para o homem, e a sua marcante influência enquanto agente sensibilizador, seja através do sistema límbico (onde atuam as emoções), seja através do sistema neural estimulando nossas lembranças.

Este é um sentido que ainda está em desenvolvimento no ser humano, e talvez por esta razão nestas últimas décadas, a valorização das essências e óleos essenciais tenham tomado proporções tão marcantes.


No entanto, também temos um outro ponto sensível nesta ousadia: o volume de flores usado para revestir as paredes.

Algumas delas tem aromas marcantes, o que poderia atrapalhar a concentração ou mesmo a permanência dos convidados.


Impossível saber sobre este lado do trabalho sem uma análise de como foi a manutenção e o preparo das variedades de flores instaladas no local. 

A grande sacada de Raf Simons foi iniciar seu trabalho com uma identidade única que ficará na lembrança de todos que, presentes ou não no evento, saberão de sua ousadia.


Ele criou um conjunto de cores e aromas que trabalham harmonia, esperança, delicadeza, paixão, timidez, amor, admiração e alegria.

Um trabalho que nos mostra preocupação não só com a beleza e impacto do ambiente, mas pesquisa sobre harmonização de ambiente e seus efeitos sobre os convidados.


(Fonte: internet e blog aroma essencial)



5 comentários:

  1. Nossa um verdadeiro show! Deve ser lindo assistir!
    bjs Claudia! E uma noite quentinha pra vc...pois aqui está muitooooo frio! :)

    ResponderExcluir
  2. Um verdadeiro show mesmo... Chiquérrimo, hehe...

    ResponderExcluir
  3. Ah! quantas coisas lindas acabamos tendo acesso através de seu blog, Cláudia, minha querida.obrigada

    ResponderExcluir
  4. ... uma ideia que resultou lindamente.
    Beijinhos.

    ResponderExcluir
  5. Claudia, boa noite! Achei muito interessante este post e gostaria de ter sua permissão para divulgá-lo em meu blog, obviamente colocando créditos ao seu blog. Tenho certeza que minhas leitoras e clientes gostarão muito de ler esta matéria. Como sempre você proporcionando momentos suaves e relaxantes.

    um abraço,

    Lair Bachiega (www.lbachiega.blogspot.com)

    ResponderExcluir