terça-feira, 4 de fevereiro de 2014

Perfume de Ora-pro-nobis


Ora-pro-nobis, do latim "rogai por nós"...

Tenho esta trepadeira no muro aqui de casa e uma vez por ano, ela floresce e espalhe seu perfume de mel...

Acordei hoje de manhã e senti o seu perfume!

As flores permanecem assim no máximo por três dias.


Minha cachorra parece que quer conversar com elas!


É um vegetal rico em ferro, ajuda a curar anemias das mais graves.
Usa-se como o orégano em forma de folha seca e moída.
Também usada no preparo da farinha múltipla, complemento nutricional no combate à fome.
Suas folhas são ricas em mucilagem, que contribui para o bom funcionamento do intestino.


As folhas secas e moídas são usadas em diferentes receitas, especialmente em sopas, omeletes, tortas e refogados.
Muita gente prefere consumir as folhas cruas em saladas, acompanhando o prato principal.
Outros as usam como mistura para enriquecer farinha, massas e pães em geral.


É servido cotidianamente nas cidades históricas do estado de Minas Gerais, onde a planta é mais popular.
Ainda há o emprego para a produção de mel e possui 25,4%
de proteínas (das folhas secas), sendo por isso conhecido como "carne dos pobres".
Possui vitaminas A, B e C bem como, além do ferro, minerais como cálcio e fósforo.


Nasce de galho, é uma excelente proteção nas cercas por causa dos espinhos, tem todas estas propriedades nutricionais e ainda nos presenteia com seu perfume - 3 dias ao ano!


17 comentários:

  1. Claudinha que privilégio tu tens em olhar essa belezura todas as manhãs e sentir esse singelo perfume. Parabéns. Com carinho de sempre da fanzoca Regiane.

    ResponderExcluir
  2. Claudinha, eu quero. Quero ter essa belezura no meu muro lá em casa. Vc me ensina como plantar? Ou me diz como eu peço a muda? Estou me deliciando ainda como o terreno novo e doida como Dinie é o gênio, querendo tudo logo. Ansiedade... Parabéns minha linda! Vc merece ter tanta beleza assim! Um beijo grande! Sandrinha-Brasília

    ResponderExcluir
  3. Que planta mais linda…e suas fotos estão perfeitas!
    As flores são muito delicadas e imagino o perfume….
    Que belo jardim você tem!
    Bjs

    ResponderExcluir
  4. Que planta linda, não sabia que florescia, agradeço pela imagem e por compartilhar o conhecimento, conhecia as propriedades para a alimentação da Pastoral da Criança, mas nunca vi a planta, linda esta matéria, abraços carinhosos Maria Teresa

    ResponderExcluir
  5. Tb não sabia que florescia , apaixonei! Claudia, aqui em B.H comemos muito mesmo, aqui em casa refogo ela com a costelinha fica otimoo! Beijão e uma bela semana para vc!

    ResponderExcluir
  6. Olá Claudia

    Que interessante, não conhecia e tem flores lindas!!!
    Vim lhe desejar uma ótima 3º feira.

    AMIGA DA MODA by Kinha

    ResponderExcluir
  7. Hola Claudia, yo también tengo una en Buenos Aires, aunque no da fruto el año pasado ha florecido enormemente. El único inconveniente es que se llena el patio de abejas. Como manejas vos este tema??? Este año está cuatro veces más grande, pero todavía no veo pimpollos. Si da flor te voy a mandar una foto. Cariños de Adriana

    ResponderExcluir
  8. Além de todas essas propriedades, ela ainda é linda e tem perfume de mel? Quanta perfeição!
    Lindas, tuas fotos e teu jardim!
    Tenha uma ótima noite!
    bjus!

    ResponderExcluir
  9. Olá Claudia! Bom dia!
    É uma pena ser apenas tres dias no ano de flores abertas! Poderia ser 3 dias em casa estação pelo menos, hehehe! São lindas e eu não conhecia sua flor! Que maravilha, obrigada por mostrar a flor e falar de suas propriedades, pois eu conhecia a planta só de nome, mas não sabia nada dela, adorei e se eu souber de mudas por aqui, vou correr atrás para comprar!
    Beijos e te desejo um ótimo dia!
    CamomilaRosa

    ResponderExcluir
  10. Muito bom acordar e me deparar com uma imagem dessas ,a natureza sempre a nos presentear com seu espetáculo ! Um bom dia .

    ResponderExcluir
  11. Que delícia ver alguém do sul falar desta planta tão apreciada aqui na minha terra. Em Minas não tem nada melhor do que Frango ensopado com ora-pro-nobis.
    "Bom demais da conta sô!
    Bjs

    ResponderExcluir
  12. poxa, não sabia de suas flores...acabei de comprar para fazer com frango..aceita??rsrsrs bjao

    ResponderExcluir
  13. Até a cachorra gostou do perfume delas , ela seria ideal pra meu cantinho,
    muito linda.
    http://eueminhasplantinhas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Oi Claudia,
    Eu não conhecia essa planta! Acabei de aprender com você!
    Beijos

    ResponderExcluir
  15. Que linda ela! Não sabia que era tão bonita assim florida! Conhecia a planta só no ensopado de galinha (muito comum em Minas Gerais, como você disse). Uma pena ela florir tão poucos dias no ano. Isso faz dela uma preciosidade, não? Muito linda! Bêjo! Si ;)

    ResponderExcluir
  16. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  17. Bom dia! Meu nome é Claudia e eu também tenho uma linda ora - pro - nobis cobrindo minha cerca e portão ela é muito cheia e grande e no momento está florindo abundantemente, porém o odor que está exalando não é de suave perfume e sim forte e se parece até com o de certos tipos de inseticidas para plantas ou até mesmo veneno para pragas, o que vc acha disto? Obrigada

    ResponderExcluir