terça-feira, 27 de março de 2012

Perfume de Jasmim


Enquanto a Rosa é freqüentemente considerada como a "Rainha dos óleos essenciais", o Jasmim é tido como o "Rei".

 À primeira vista, isso poderá parecer um tanto surpreendente, dado o aspecto delicado das flores de Jasmim, que transmitem uma impressão de feminilidade.

Mas o óleo delas extraído tem uma natureza bem mais masculina.


É de coloração escura, viscoso, e seu aroma possui uma qualidade marcante, quase animal, bastante duradoura.

A exemplo do óleo de Rosa, o de Jasmim tem um custo muito elevado em razão da enorme quantidade de flores necessárias para se produzir um volume relativamente pequeno.

No caso do óleo de Jasmim, os custos do trabalho tornam-se mais elevados ainda pela necessidade de se colherem as flores durante a noite, pois o odor do Jasmim é mais pronunciado quando escurece, devido a uma alteração química interna da planta.


As flores continuam a liberar seu óleo essencial vários dias após terem sido colhidas, de modo que são deixadas sobre as peças de algodão embebidas em óleo de oliva até que todo o óleo essencial tenha sido extraído.


Duas variedades de Jasmim são utilizadas na fabricação de óleo essencial: o Jasminium officinale e o Jasminium grandiflorum, cultivado em grandes quantidades na região de Grasse (França).


Este é indicado como antidepressivo, principalmente para as depressões pós-parto e é reputado como afrodisíaco desde a Antiguidade, além de constituir um dos melhores recursos de que dispomos para ajudar nos casos de impotência e frigidez.

Dado que a maioria dos problemas sexuais tem origem em quadros de tensão, ansiedade, depressão e medo, e não em alguma causa física, um óleo relaxante e antidepressivo como o de Jasmim pode representar uma ajuda concreta para aliviá-los; está aí, sem dúvida, a razão pela qual adquiriu a reputação de afrodisíaco.


Por isso que encontramos uma série de perfumes que contém na sua composição óleo essencial de Jasmim, como os indicados abaixo...

Estes são alguns exemplos de perfumes que contém no seu buquê o Jasmim, tão poderoso e sutil...

E para finalizar, gostaria de reforçar que o óleo essencial de Jasmim é um poderoso antidepressivo de natureza estimulante, o que faz dele um dos melhores óleos para ajudar nos casos em que a depressão deu origem a uma certa letargia.

O óleo de Jasmim é uma boa opção para ser usado em massagens ou banhos por qualquer pessoa carente de confiança, seja em seu próprio valor como pessoa, seja em sua capacidade de superar problemas imediatos.

10 comentários:

  1. Conteúdo maravilhoso e esclarecedor. Realmente, eu também confundia um dos tipos de jasmim com a camélia.

    ResponderExcluir
  2. Claudia, tachava que era mais feminino mesmo... Adorei saber mais... Bjokas;)

    ResponderExcluir
  3. Nossa Claudia, que maravilha o jasmim! Nas chácaras de minha mãe sempre tinha um pé de jasmim...o estrelado virava uma trepadeira linda e usamos muito as flores para colocar na banheira quando davamos banho nos meus filhos ainda bebês...eles adoravam as flores boiando na água e perfumando junto com a água morna...
    Adorei e sua matéria sobre o louro. Eu uso no chá quando precisamos eliminar gazes e deixar a barriga mais muchinha....é ótimo!
    Adoro passear aqui...parabéns!
    Beijos e ótima quarta-feira!
    CamomilaRosa

    ResponderExcluir
  4. Cláudia,
    A França podemos dizer que é um país muito rico e muito importante para as pessoas que como você trabalham com Aromaterapia? Li aqui sobre o Jasmim e já li aqui também sobre o campo de Lavanda em Provence né!
    Ah! Adorei a frase da Marta Madeiros é ótima hein!
    Um beijo.

    ResponderExcluir
  5. Vou ter em atenção estas dicas preciosas!

    Beijos,

    ResponderExcluir
  6. Adoro visitar seu blog, está entre os meus preferidos! Abs, Marisa

    ResponderExcluir
  7. Nossa... adorei seu blog.. vou seguir já!

    Parabéns pela matéria.. é ótima

    Beijos
    http://entaovoa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. oleo de jasmim e essencias podem ser usadas da mesma forma para frigidez?

    ResponderExcluir
  9. Sempre adorei as flores de jasmim, seu cheiro delicioso e sua beleza delicada. Mas não sabia de seu potencial como antidepressivo, mesmo sofrendo desse mal.

    Muito interessante e esclarecedor.

    Parabéns!

    ResponderExcluir
  10. QUE otimo acabo descbrir teu especial BLOG.
    D+QD+ OBRIGADA,amaei o que vi e ainda estou apreciando.
    Abraços e ate sempre.

    ResponderExcluir