quinta-feira, 28 de outubro de 2010

INSÔNIA & VERBENA

Verbena é a designação popular do arbusto Lippia citriodora, natural do Chile e do Peru, que foi introduzida na Europa no século XVIII. Ainda assim, existe muita confusão em torno do nome desse óleo, sendo confundido com o Capim-Limão, pelo fato de haver alguma semelhança em termos de seu aroma ser semelhante ao do limão.
O legítimo óleo de Verbena  é obtido através da destilação a vapor dos galhos em flor da planta, e tem uma bela coloração verde-amarelada. O volume do óleo obtido das plantas é muito pequeno, o que explica o alto custo do verdadeiro óleo de Verbena. Por esse motivo, quando nos oferecem esse óleo a um preço muito baixo devemos estar alertas de que, com grande probabilidade, ele estará misturado com os óleos de Capim-Limão ou Citronela.
O óleo de Verbena é um excelente estimulante digestivo, gástrico e antiespasmódico, útil em toda sorte de distúrbios digestivos. É um ingrediente de vários licores de conhecidas e respeitadas propriedades digestivas.
Trata-se de um bom febrífugo, ingerido sob a forma de chá ou infusão, preparado a partir das folhas frescas ou secas, o que resulta em uma deliciosa e refrescante bebida a ser consumida no verão.
É também moderadamente sedativo, tal como o óleo essencial, de modo que se pode considerá-lo mais um dentre os vários óleos essenciais úteis nos casos de insônia. Ao usá-lo em banhos noturnos com essa finalidade, é preciso ter extrema cautela, pois um número superior a duas ou três gotas em uma banheira média provocará uma sensação urticante e o aparecimento de vesículas na pele.
Duas gotas, apenas, na água de uma banheira, talvez com três ou quatro gotas de óleo essencial de Lavanda, resultarão em um excelente banho sedativo que ajudará a resolver muitos problemas de insônia.
Encontramos no comércio vários produtos de excelente qualidade que possuem a verdadeira Verbena na sua composição.

Acrescentar folhas de Verbena na alimentação vai tornar os pratos muito bonitos além de trazer junto o efeito digestivo, propriedade marcante da Verbena.

Fonte de pesquisa: Aromaterapia de Patrícia Davis
Imagens: (Google)

2 comentários:

  1. Amei o post com um dos meus óleos favoritos.Não sei bem o porquê, mas foi amor a primeira vista!!!E uso todos os dias!Beijo

    ResponderExcluir
  2. Adorei as fotos, o texto. Seu site é uma delícia, muito cheiroso!

    ResponderExcluir