segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Visita perfumada

Você sabia que a palavra perfume tem origem no latim e quer dizer "através da fumaça"? E que Napoleão Bonaparte adorava a Água de Colônia criada por Jean-Marie Farina e, por isso, ganhou um frasco exclusivo, especialmente para carregar dentro de suas botas durante a Guerra dos Sete Anos? São informações e curiosidades como estas que estão expostas no Espaço Perfume Arte + História, inaugurado nesta quinta (23) em São Paulo.
O museu - criado pelo grupo O Boticário em parceria com a Faculdade Santa Marcelina - traz a linha do tempo da perfumaria, desde 4000 a.C, quando os egípcios usavam ofereciam aos deuses o cheiro da queima de incensos e outros aromáticos, até os dias atuais, em que a indústria da perfumaria vive um "boom" de lançamentos com assinatura de celebridades.
A exposição é dividida em vitrines que contam um pouco de cada uma dessas épocas e apresentam réplicas e objetos originais garimpados pela especialista em perfumes Renata Aschcar, autora do livro "Brasilessência - A cultura do perfume". Alguns são relíquias, como o frasco com pintura em pátina datado da época dos faraós; a coleção da casa de fragrâncias IFF que transforma em aroma os capítulos do livro "O Perfume - A história de um assassino", de Patrick Süskind; e o frasco em cristal Baccarat do clássico Miss Dior.
Além de contemplar os frascos através dos vidros do espaço, também é possível interagir com máquinas que borrifam aromas usados na classificação das famílias olfativas; entender qual o processo de produção de uma embalagem e sentir os aromas mais comuns em uma pirâmide olfativa - que divide os perfumes em três momentos: notas de saída, de corpo e de fundo.

Essa classificação olfativa pode ser bem visualizada em uma parede em que perfumes de várias épocas, marcas e gêneros são expostos de acordo com a família a que pertencem. Uma diversão à parte para os amantes da perfumaria que, fatalmente, se pegarão tentando lembrar
 os aromas de cada um daqueles frascos.
A entrada é gratuita e o espaço fica em São Paulo, na Rua Dr. Emilio Ribas, 110 - Perdizes.

Fonte: Revista Bons Fluidos (nov 2010)
Texto: Patricia Broggi

Nenhum comentário:

Postar um comentário