terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Alzheimer & Aromaterapia


Exercícios aeróbicos, como por exemplo, andar de bicicleta, são excelentes aliados para melhorar a nossa disposição e condição física.

Tentar reencontrar a respiração primordial, retomar o contato com o nosso corpo, as nossas sensações e perceber como a respiração modifica as nossas emoções.


O corpo humano é produto da energia e da informação captada do ambiente.

Se integramos à nossa rotina diária exercícios aeróbicos, ganharemos mais energia vital.

Segundo a medicina ayurvédica, um dos segredos da longevidade é a maneira como a pessoa aproveita a energia vital, essa força básica do universo também chamada de "prana".


Nós a recebemos diretamente por meio da respiração.

A cada inspiração absorvemos vida e luz, a cada expiração eliminamos resíduos e toxinas e assim nos renovamos permanentemente, trocando milhões de átomos com o meio ambiente.

Participamos dessa troca de forma inconsciente, sem valorizar o fenômeno que, por meio do ar, nos integra à criação.

O simples ato de colocar a atenção na respiração é suficiente para aumentar a nutrição que vem do prana.

Inspirar com consciência, sentindo toda a energia que entra pelas narinas, também é uma forma eficaz de fincar a presença no aqui e no agora.

Utilize óleos essenciais estimulantes como o Alecrim, Tangerina ou Hortelã para acentuar este trabalho aeróbico.


O prana é o alimento divino presente em cada molécula, em tudo que é vivo.

Sua correta absorção pode fazer toda a diferença na busca por rejuvenescimento, purificação e saúde.


A Aromaterapia é um excelente veículo para auxiliar nos exercícios respiratórios.

Esta foto acima e as demais a seguir, foram da última palestra sobre este tema.


Este encontro foi organizado pela ABRAZ (Associação Brasileira de Alzheimer), com apoio da FURB, tendo como objetivo  levar informações aos cuidadores e familiares dos pacientes com Alzheimer.


O portador de Alzheimer tem seu cérebro alterado, menos o sistema límbico, onde se processam as emoções.

Por isso o benefício do uso dos óleos essenciais, pois é nesta região do cérebro que eles atuam.


Dentro da NEURÓBICA, fala-se sempre da importância da mudança de hábitos diários, como andar por novos caminhos, comer alimentos diferentes, sentir outros cheiros.

É preciso mudar, para que os neurônios se fortaleçam.

A AROMATERAPIA é de grande valia para que o paciente sinta os aromas e comece a identificá-los, sem a necessidade de cobrança do cuidador.

É um trabalho sutil e valioso.


Comecei escrevendo sobre exercícios aeróbicos e acabei com exercícios respiratórios e óleos essenciais.

Fiz esta junção para agradecermos a nossa saúde e toda a oportunidade que temos de aproveitar o máximo o ar que respiramos, que além de tudo, é de graça!


Na foto acima estou com Terezinha Steiner de Souza, uma das integrantes da ABRAZ e que foi a grande mentora deste encontro.
Parabéns Tereza!!!

23 comentários:

  1. Claudia, adorei o post, meu sogro faleceu há 1 ano e ele tinha Alzheimer e é uma doença bem delicada... adorei.. bjokas

    ResponderExcluir
  2. Muito bacana!!!
    Parabéns!
    Beijinhos

    Lucia


    Em tempo: ando doida para comprar uma bike.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lucia! eu também, tenho olhado algumas, daqui a pouco chega rsrsrsrs

      Excluir
  3. Oi Mery! bem isso, muito delicado em todos os sentidos...bjs e mais uma vez parabéns pelo teu blog...bjs

    ResponderExcluir
  4. Minha querida!

    Amei a postagem! Como sempre, super interessante.

    Eu e uma bike, namoro eterno. Quem sabe agora saia um casamento... Está na hora de adquirir uma.

    Parabéns pelo teu trabalho, tão especial e precioso quanto quem o faz!

    Tudo aqui "exala" amorosidade. Adoro isso!

    Grande beijo!

    Michèle

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Michèle querida! teus comentários são gratificantes sempre...bjs e fica de olho na bike!

      Excluir
  5. Claudia,
    Adoro seus posts em que você associa exercícios de respiração com os óleos essenciais.
    Eu sou muito ansiosa e já percebi que não sei respirar! Quando fico ansiosa minhas inspirações tornam-se curtas, rápidas...e mesmo assim é como se ficasse sem ar.
    Estou revendo algumas postagens anteriores que você fala sobre respiração e vou tentar colocar alguma coisa em prática.
    Adoro seu blog - além de lindo, virou fonte de consulta!
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Naelyan! quanto mais ansiosa a gente fica, mais alta está a nossa respiração...é preciso torná-la ampla e pausada...tenho vários exercícios no blog ...bjs

      Excluir
  6. Claudia,
    Como sempre ótimo tudo por aqui.
    Tenho uma dúvida, sobre o Óleos, já te disse que a respiração comigo fez milagre, mas não sei bem como aproveitar os óleos, aqui em casa eu coloco sempre a essência deles em um difusor com uma vela acessa, quais outras maneiras posso utilizar os óleos? Ou essa é a melhor maneira?

    Sou nova nessas questões de aromaterapia, mas adoro confesso!
    Um beijo,
    Namastê

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Fernanda!a melhor forma de uso para quem está iniciando é 1 gota de óleo essencial de lavanda no peito...tudo de bom! bjs

      Excluir
  7. Oi, querida! Fiquei um pouco sumida né? Correndo contra o tempo, programando um viagem para me refurgiar nesses dias de carnaval. Meu tempo foi reduzido.
    Mais hoje tive um tempinho, coloquei algumas pedências em dia e cá estou, visitando as pessoas queridas.
    Claudia adoro exercícios aeróbicos, essa semana estou cheia de trabalhos e pendências, parei as atividades, voltarei no carnaval com todo o gás. Além de exercitar o físico, meche com a mente a alma. Deixando mais leve. Tenho um probleminha com respiração, sou super aciosa, estou exercitando constantemente esse meu problema.
    Queria adquirir um óleo desses, como faço?-
    Beijinhos cheio de afeto.
    Dias carregado de boas vibrações.
    Lorena Viana
    pequena-prendiz.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lorena! para adquirir óleos essenciais de qualidade, pesquise na internet em "óleos essenciais 100% puros - loja virtual". Vão aparecer várias e acho que vais adorar...bjs

      Excluir
  8. Ei Cláudia,
    Amei o post, você como sempre nos lembrando das coisas simples e importantes da vida.
    Achei de extrema importância a palestra, a relação da aromaterapia com diversas doenças deveria ser mais divulgado no meio.
    Obrigada pela visita constante em meu blog.
    Beijos
    Lella

    ResponderExcluir
  9. Claudia querida,
    Muito interessante este post.
    Vc indicaria alguma literatura sobre o assunto?

    bjs de Luz

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Um que acho sensacional sobre respiração - "Reencontrar a fonte interior, de Bernard Ugeux"...fantástico....bjs

      Excluir
  10. Olá...adorei saber mais sobre a doença e as formas que existem hoje para ajudar a amenizar os sintomas!
    A natureza tem vários recursos...vale a pena investir nos aromas.
    Aqui em casa estou usando Tea Tree na água spray para roupas, toalhas e lençóis...descobri que é anti fúngico...
    Bjs e boas energias!
    CamomilaRosa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que legal...o Tea Tree é o antibiótico natural mais poderoso que a natureza nos deu...logo, logo, vem uma postagem especial dele! bjs e bom carnaval....

      Excluir
  11. Nossa q bacana sua participacao neste projeto Claudia!
    E fica a dica: o ar é de graça gostei dessa frase!
    E as bikes? Lindas .... Fiquei com vontade de ter uma!!
    Um bj doce
    Roberta

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Roberta querida! obrigada pela visita e quanto à bike, hummm, também estou procurando uma, com a minha cara...bjs

      Excluir
  12. AMEI, QUE PROJETO MARAVILHOSO! TAMBÉM VI UMA PESQUISA SOBRE A DOENÇA,QUE A GEMA DO OVO ( NÃO DE GRANJA) ELA AGE DIRETAMENTE NOS NEURÔNIOS ONDE ALGUNS SE REFAZEM E FORMAM CONEXÕES,FIQUEI PASMA!
    SOBRE A LEITURA, ALGUNS DIZEM QUE É UMA MANEIRA DE EXERCITAR A MEMÓRIA MAS NÃO TEM LIGAÇÃO COM A DOENÇA DE MELHORAR OU AGRAVAR. AMEI E ME VISITE SEMPRE" NO CANTINHO DA VOVÓ MARIA " E NO "GOSTO CAIPIRA" QUE É UMA BLOG ESPECÍFICO DA CULTURA REGIONAL, SOU DO INTERIORRRRRRRRRRRRRR PAULISTA, BARRETOS-SEGUUUUUUUUURA PEÃO!
    ACHO QUE TODO MUNDO JÁ OUVI ISSO!heheh
    bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rô querida! que legal te conhecer um pouco mais...adorei...bjs

      Excluir
  13. Trabalho maravilhoso,parabéns! Minha mãe tem 85 anos e foi diagnosticada com alzheimer a um pouco mais de 1 ano. Gostaria de saber como usar óleo de alecrim ,pois os cientistas estão falando muito nele para combater os sintomas do alzheimer .È p usar em difusor eletrico , quantas gotas e por qunt tempo? Por favor, me explique em detalhes. Grata,

    Bia.

    ResponderExcluir