segunda-feira, 23 de fevereiro de 2015

Respirar melhor para diminuir a ansiedade!




Parar, como é difícil, não é mesmo?
Para todos nós, sem distinção...

Mas as paradas são necessárias, principalmente quando a ansiedade e a inquietação estão em alta.

Gosto da história a seguir, que relata como buscamos fora, aquilo que na verdade, está dentro de nós:


"Por mais de 30 anos um mendigo ficou sentado no mesmo lugar, debaixo de uma marquise.
Até que um dia, uma conversa com um estranho mudou sua vida.

-Tem um trocadinho aí para mim, moço? - murmurou, estendendo mecanicamente seu velho boné.
-Não, não tenho - disse o estranho. - O que tem nesse baú debaixo de você?
- Nada, isso aqui é só uma caixa velha. Já nem sei há quanto tempo sento em cima dela.
- Nunca olhou o que tem dentro? - perguntou o estranho.
- Não - respondeu. - Para quê? Não tem nada aqui, não!
- Dá uma olhada dentro - insistiu o estranho, antes de ir embora.
O mendigo resolveu abrir a caixa. Teve que fazer força para levantar a tampa e mal conseguiu acreditar ao ver que o velho caixote estava cheio de ouro."




Infelizmente, sem perceber, buscamos do lado de fora, migalhas de prazer, aprovação, segurança ou amor, embora tenhamos um tesouro guardado dentro de nós, que não só contém tudo isso, como é infinitamente maior do que qualquer coisa oferecida pelo mundo.



Pequenas pausas durante o dia, exercícios respiratórios junto do óleo essencial da Lavanda e outras formas de aquietamento, com certeza vão facilitar "abrir o caixote".

Voltar a atenção para o nosso coração, para aquilo que realmente é verdadeiro e essencial.



Exercício respiratório de aquietamento:

Sente-se confortavelmente e com a coluna ereta, passe uma gota de óleo essencial de lavanda entre as sobrancelhas e faça 5 respirações profundas, colocando toda sua atenção na entrada e na saída do ar.
Procure observar sua respiração e a cada movimento, levar o ar para a região do abdome, aumentando ele como se ele fosse um balão.
*Observe que quando a respiração está alta (peito e pescoço), maior a ansiedade e os ruídos internos.
*Por isso a importância da conscientização respiratória, para poder baixar a ansiedade.




Deixe que a respiração conduza você para dentro do corpo.
Às vezes, quando a mente está muito ativa, chega a ser impossível desviar a atenção dela e sentir o corpo inteiro.
Isso acontece em momentos de muita ansiedade ou preocupação.
Se você encontrar dificuldades de entrar em contato com o seu corpo interior, é mais fácil, em primeiro lugar, concentrar a atenção no movimento da respiração.



Tomar consciência da respiração, que já é uma meditação poderosa, irá, aos poucos, colocar você em contato com o corpo.
Observe atentamente a respiração, como ela entra e sai do nosso corpo.
Respire e sinta o abdome inflar e contrair-se levemente, a cada inspiração e expiração.
Depois de um tempo, simplesmente se observe e constate esta eficácia.

(Imagens: Punta del este by claudiaroma)

46 comentários:

  1. Adoro vir aqui.
    Saio numa calma e super relaxada.
    Adorei o texto, obrigada. Quantas vezes andamos sentados em caixotes como esses...
    Um beijinho

    Lucia

    ResponderExcluir
  2. Cláudiaaaa
    Estou louca por tudo o que de é Lavanda ahahahahaha,
    Você literalmente me conquistou com as lavandas,
    Sou ansiosa e a respiração me ajuda muitoooo, mas nunca tentei com o óleo de lavanda junto, vou correr atrás de um óleo pra mim.
    Encontrei esses dias atrás uma vela perfumada de lavanda mas a essência era bem fraquinha, não dava pra sentir muito!

    Um beijo Claudinha.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Fernanda! os óleos essenciais são como os temperos, fazem uma diferença danada...bjs

      Excluir
  3. Ei Claudia! Bom Dia Flor! Vc sempre com estes posts lindos para alegrar nossa vida! Obrigada pelo carinho. Desejo que seu dia seja magnifico, cheio de boas novas! Beijinhos Sandrinha-Brasília

    ResponderExcluir
  4. Bom dia :D , que lindo texto!
    Obrigada pelas dicas fez eu pensar na minha ansiedade.

    bjs
    Paty

    ResponderExcluir
  5. Adorei o texto de hoje, é pra mim!!! hehe... Beijãoo e Namastê!!

    ResponderExcluir
  6. Olá Claúdia
    Vim agradecer sua visita ao meu cantinho e também pelo comentário amável deixado lá.
    Seu blog é muito bacana, gostei muito do texto e principalmente as imagens destas lavandas maravilhosas, pelas quais sou apaixonada.
    Bjo e boa noite.

    ResponderExcluir
  7. Sabia que irias gostar, não tem como não amar elas...bjs

    ResponderExcluir
  8. Gostei da historinha e dos conselhos. Fiz aqui as respirações que sugeriste.
    Gostei do post.
    Bjs

    ResponderExcluir
  9. Olá Claudia...tranquilidade todos buscamos e como é bom ter conhecimentos para ajudar!
    Adorei este post e que lindas fotos!
    Ah...te mandei uma caixinha pelo Correio...acho que chega semana que vem...espero que goste...é simples, mas de coração!
    Bjs e ótima sexta-feira!
    CamomilaRosa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vou aguardar ansiosa...é tudo de bom receber carinhos via correio! beijos!!!

      Excluir
  10. Querida amiga Claudia
    Nesses dias de tristeza o que tenho feito é voltar a atenção para o meu coração, para aquilo que realmente é verdadeiro e essencial! Tenho avaliado muito a minha existência.
    Quanto ao teu comentário lá no blog...
    Chico tinha razão, creio realmente que "toda doença no corpo é processo de cura para a alma"!
    Apesar da profunda tristeza que estou vivendo, sei que estamos em uma pequena escola, chamada Terra, por um breve período!
    Muito obrigada pela força.
    Um grande abraço
    Léia

    ResponderExcluir
  11. Tudo que eu precisa ler e ver, nossa que lindo!!
    Obrigada amiga muito obrigada, vou tentar achar óleo de lavanda aqui na minha cidade. Essa musica é deliciosa, beijo grande!
    Silvia

    ResponderExcluir
  12. Ah! vim ler a história com meu marido...ele adora seu Blog, e as fotos!
    Uma lição importantíssima... respirar...e parar, apenas parar!
    Ando um pouco cansada da correria do dia a dia e devendo um pouco de atenção pra mim mesma...e parar, seria ótimo!
    Adoro seus ensinamentos!
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade, todas nós precisamos ser lembradas disso o tempo todo...bjs

      Excluir
  13. Claudia, vc sempre com histórias e textos incríveis... adorei!!! Bjokas

    ResponderExcluir
  14. Oi Claudia!!

    Linda postagem e história...temos que ter mais tempo para respirar e nos encontrarmos com nosso eu....
    Sempre é bom dar uma espiadinha por aqui...Muito obrigada pelo teu carinho....
    Grande bjo
    Maike Sol

    ResponderExcluir
  15. Nossa amo esse blog, todo dia entro e relaxo. fotos lindas, frases e histórias que mudam nossas vidas e músicas maravilhosas. amo tudo... obrigado vc é abençoada
    obs: queria saber o nome do grupo e da música que estava antes da Barbara marques(entro todo dia e relaxava ouvindo aquela música e esqueci de anotar) bjsssss
    obrigado
    amanhã estou acessando o melhor blog !!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Thaise pelos elogios, e agora vamos rir...sabes que não consigo lembrar a música que estava antes? já olhei lá no mix pod, onde busco as músicas e não lembro! que horror!!! fiquei na dúvida se é a Manuela Lopez ou a Colbie Caillat...vou pensar mais um pouco rsrsrsrs

      Excluir
    2. Olá Claudia aqui estou eu de novo rrsrsrsrssrr
      esse blog é o meu vicio.Eu acho que o grupo era buda... só me lembro disso, a música era meio new age.até na terça ela estava tocando. beijos

      Excluir
    3. Oi Thaise...assim me ajudas rsrsrs - é Wonder of the Storm, Buddha bar...bjs

      Excluir
    4. Olá Claudia , muito obrigado já baixei e estou curtindo essa deliciosa música... Obrigado por mostrar essa músicas maravilhosas, Grande beijo .

      Excluir
  16. Bom dia amiga , obrigada pelo carinho , suas palavras são sempre energizantes . bjo e bom final de semana.

    ResponderExcluir
  17. Claudia amei seu blog hoje que o conheci e fiquei com vontade de perfumar a casa toda, só não sei onde encontrar os óleos aromaticos se você puder me orientar aonde encontro agradeço. Um abraço Roseli

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Roseli! na barra lateral do blog tem uma imagem de lavanda com a seguinte pergunta: procura óleos essenciais? clique na imagem e vais achar uma loja virtual maravilhosa...bjs e obrigada pelo carinho.

      Excluir
  18. Sou um admirador de textos e paisagens.
    E essa conjugação aqui ficou perfeita!

    ResponderExcluir
  19. Wonderful photos of stylish girls!

    have a great Friday dear :)

    http://beautyfollower.blogspot.gr

    ResponderExcluir
  20. Olá minha flor, adorei as dicas, acho que estou precisando mesmo me dar esse presente hehe... preciso parar um pouco, tirar um tempinho pra mim. Amo estar aqui e aprender com vc.
    A respiração é mesmo muito importante, parar para relaxar sempre nos cousa um bem danado!!
    Beijocas, obrigada minha linda amiga.

    ResponderExcluir
  21. Depois de ler tão detalhadamente seu livro , começei a reparar na minha
    respiração , sou ansiosa e como me fez bem tentar relaxar e respirar fundo
    com calma, vejo até coisas que não enchergava , ainda vou procurar o óleo de
    lavanda , não tive tempo o tempo está corrido e por isso tanta ansiedade .
    bjs e bom fim de semana.
    http://eueminhasplantinhas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  22. Your blog is refreshing place. Thank you for sharing this beautiful post. Wondwerful photos. Hugs and blessing Claudia.

    ResponderExcluir
  23. Olá Claudia,estava entre os afazeres da casa e embora não te conheça lembrei de você,pois usei na minha casa uma cera com cheirinho de lavanda e espalhei em alguns cantinhos flores secas da lavanda que peguei no jardim da minha filha.
    E como você sempre fala dos benefícios dela,parei e vim olhar teu blog e que bom eu ter feito uma pausa e ter vindo aqui encontrar esse post tão bonito.
    um abraço, Sônia

    ResponderExcluir
  24. Adorei o exercício que vc passou Claudia...preciso fazer! Obrigada por ensinar e perfumar meu dia!
    Beijos!
    CamomilaRosa

    ResponderExcluir
  25. Boa tarde Claudia, seu espaço é a minha inspiração, estou precisando relaxar mesmo, vou fazer, depois te conto.
    Tudo que posta é tão harmônico, que ao ler, já nos aquieta. Agradeço por sua antena que capta o que precisamos, obrigada, abraços carinhosos

    ResponderExcluir
  26. Oi, Claudia!
    Vim respirar seu ar de lavanda e encontro uma postagem ensinando os poderes da respiração... Pois não é que encher o nosso cérebro de oxigênio varre todo o lixo que as horas de sono não foi capaz? A ansiedade envenena o nosso corpo e o nosso espírito!
    Bom fim de semana!!
    Beijus,

    ResponderExcluir
  27. Claudia; sempre que passo por aqui
    Aprendo algo novo , E marsvilhoso!
    Adoro a Lavanda! Um abraço.

    ResponderExcluir
  28. Claudia; sempre que passo por aqui
    Aprendo algo novo , E marsvilhoso!
    Adoro a Lavanda! Um abraço.

    ResponderExcluir
  29. Claudia; sempre que passo por aqui
    Aprendo algo novo , E marsvilhoso!
    Adoro a Lavanda! Um abraço.

    ResponderExcluir