segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Inverno engorda...e agora?

Chega o inverno e o apetite aumenta: o corpo reage ao frio ampliando sua capacidade de armazenar energia em forma de gordura. Quando a gente vê, está comendo de novo com uma sensação tão boa, nenhuma culpa...fazer o quê, né? A natureza fez o frio, fez a comida, nos fez com fome....ou seja, o inverno engorda!
Mas também não precisa ser um exagero, até porque não adianta: comida demais entope, emburrece, sobra em forma de muco, acaba virando gripe e outras chatices. E qual a estratégia para evitar essa arapuca?
Em primeiro lugar, agasalhar-se. A camisetinha de algodão sem mangas é fundamental no inverno ou o próprio colete, para proteger o peito. Depois as meias e o calçado de sola mais grossa. E quem sabe ainda a echarpe e as luvas se for necessário...e finalmente uma boina ou chapéu, já que perdemos 70% do calor pela cabeça. Tudo, se possível, de tecidos naturais, como algodão, seda ou lã.
Providência seguinte: evitar o que rouba calor do corpo, que é quentinho por dentro. Comidas e bebidas frias ou geladas vão ter que esperar até que o estômago junte calor suficiente para se pôr em movimento. Comer alguma coisa na temperatura ambiente ainda, vá lá, porque põe para dentro um pouco do que está fora, e isso ajuda a diminuir o contraste - mas o ideal da medicina chinesa para o inverno é consumir tudo em temperatura morna ou quente. Isso poupa energia e nutrientes que podem ser utilizados de forma melhor.
Dicas da jornalista e pesquisadora Sonia Hirsch (autora de livros sobre culinária natural, alimentação e saúde) E-mail: shirsch@terra.com.br

 
Chás aromatizados com alecrim, limão, hortelã, camomila ou erva cidreira são algumas das sugestões da aromaterapia; condimentos como a canela, gengibre, cravo e noz noscada são excelentes aquentadores além de aromatizadores naturais. Em vez de colherinha, coloque no pires um pedaço de canela e no interior da xícara, uma rodela de limão com um cravo espetado. Além de se criar um visual especial, se extrai mais sabor e aroma para o chá.
 
Aquecer o corpo na medida certa, abusar das comidinhas saudáveis, fazer exercícios físicos e respiratórios, com certeza tudo isso baixará sua ansiedade, que é um dos principais motivos para o desequilíbrio físico e emocional. E dentre os óleos essenciais, indicaria o de Lavanda como ansiolítico e o de Manjerona como aquentador - podem ser usados em massagem, nos banhos ou ainda em inalações.
claudiaroma@terra.com.br

2 comentários:

  1. Como está escrito por Molière "Manger bien e Juste"..."comer bem e justo, o necessário" também emagrece. As dicas colocadas são perfeitas. No inverno tudo pra aquecer a alma, sem esquecer de prestar atenção no corpo. Além dos chás, dos condimentos, das ervas e dos óleos essenciais, que tal uma sopa quentinha ou um creme bem natural e uma bela taça de vinho?!
    Creme de abóbora: Refoque uma cebola em um pouco de manteiga e coloque 1 abóbora madura, descascada e picada,sal e ervas de provence. Deixe refogar até a abóbora ficar bem macia. Passe tudo no liquidificador (se precisar acrescente um pouco de leite). Despeje novamente na panela acrescente mais leite e deixe ferver. Pronto!
    Coloque o creme num prato fundo, salpique com salsinha picada e rale um pouco de noz moscada.
    Delicie com uma taça de vinho tinto! Voilá! Bon apetit.

    ResponderExcluir