quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Águas aromatizadas

Água de rosas, água de melissa, de lavanda... São tantas as águas! Umas perfumam a casa e o corpo, outras são ótimas para beber e duas especificamente, a de rosas e a de flor de laranjeira, entram como ingrediente de verdadeiros manjares da culinária árabe.
As águas aromatizadas não são muito populares na culinária brasileira, mas, nos países árabes, sua utilização vem de longa data, originalmente com outros usos: águas aromatizadas com rosas, laranja e anis eram usualmente degustadas em festas devido às restrições ao álcool contidas no Alcorão.
Os egípcios, gregos e romanos utilizavam águas aromatizadas nas refeições para ajudar na limpeza das mãos, uma vez que ainda não utilizavam talheres. Servida em tigelas, a água era aromatizada com flores e ervas e considerada indispensável para os comensais limparem os dedos. Apesar de hoje ainda ser usada para o mesmo fim (a famosa lavanda), a água aromatizada ganhou outras utilidades: também pode ser utilizada para fazer spray de ambiente, para beber ou uso culinário, por exemplo.
Na culinária, as mais conhecidas são a água de flor de laranjeira - essência extraída das pétalas da flor de laranjeira (mazahr em árabe), e a água de rosas - solução alcoólica de essência de rosas, muito diluída com água destilada (maward), ambas utilizadas para aromatizar sorvetes, massas, cremes, caldas e pratos à base de carne de aves, entre outras iguarias, sobretudo na cozinha árabe, libanesa e indiana.

Água de Rosas

Produzida pelos árabes desde o século 9, e com técnica árabe até hoje, a verdade é que não se pode precisar onde a Água de Rosas tenha, de fato, sido criada. Há, inclusive, pesquisadores que acreditam que ela possa ter surgido, simultaneamente, na Bulgária na Índia e no mundo árabe.
A Água de Rosas entra na culinária, na indústria de cosméticos e em rituais religiosos hindus e, também, em rituais de magia, em geral, voltadas para a conquista amorosa.
Na Culinária - é comumente usada nas cozinhas do Sul e do Oeste da Ásia, do Oriente Médio e de parte da Europa. No Irã, entra, também, em doces, chás, sorvetes e biscoitos. No mundo árabe e na Índia, é usada, ainda, para aromatizar leite e pratos de leite, como pudim de arroz, ou bebidas como o lassi, feita de iogurte batido com açúcar e frutas. Na Espanha, o manjar branco herdou da dominação árabe a Água de Rosas na receita. É utilizada, ainda, para aromatizar bolos e pães.
O sabor da Água de Rosas é intenso e o aroma, bastante concentrado, por isso é bom usá-la com cautela. Combina com leite, damasco, nozes e frutas e pode compor receitas tanto de sorvete, quanto de mousses e coquetéis. Serve, ainda, para reforçar a fragrância de pratos salgados que levem pétalas de rosa na receita, como, por exemplo, o risoto de rosas.
No Brasil, você encontrará uma boa água de rosas nos empórios árabes, especializados em ingredientes de culinária árabe e libanesa, e em casas especializadas de aromaterapia. Cheque sempre a validade na embalagem. As Águas de Rosas de boa qualidade são um produto 100% natural e servem, também, como um poderoso tônico facial e como colírio.

Além de hidratar e refrescar a pele, as águas aromatizadas depuram o organismo e podem, sutilmente, tocar nossas emoções. "A água de melissa, uma solução oral encontrada facilmente nas farmácias, tem um cheirinho gostoso e é saborosa e calmante. Na cozinha, é só colocar as ervas escolhidas, ligeiramente maceradas, em um recipiente com água mineral ou de fonte. Tampe com um tecido de algodão e guarde por um dia. O sabor é sutil e o aroma, uma delícia. Para extrair as energias mais sutis das plantas, que harmonizam emoções e ambientes, é indicada a exposição à luz do sol. Para a elaboração de spay ambiental, usar a água aromatizada no lugar da água destilada, ganhando com isso mais aroma  e sutileza.

4 comentários:

  1. Oi Claudia;
    No verão costumo colocar um galhinho de hortelã no vidro de água que fica na geladeira, fica super bonito e a água super resfrescante.
    Bjs.

    ResponderExcluir
  2. Além de ficar bonito, não é mesmo? bjs e bom fim de semana!

    ResponderExcluir
  3. Oie Claudia !
    Passei p/ avisar que o endereço do meu blog foi alterado !!
    PARA: http://handmade-style.blogspot.com
    É que eu não estava conseguindo este domínio e hj finalmente deu !! Sei lá pq... mistérios do blogger.. kkkkk
    Não esquece de atualizar, tá ?!
    Beijos e bom fds !
    Raquel

    ResponderExcluir
  4. Que legal , vou alterar...aproveitando, ele sempre tem dicas ótimas! bjs

    ResponderExcluir