terça-feira, 5 de outubro de 2010

Cúrcuma

Aromaterapia é também plantar, colher e se beneficiar das coisas da natureza.
Olhem que flor mais linda...é a flor da cúrcuma.

" Na raiz encontram-se todos os componentes do açafrão e do curry (com o qual se faz a famosa receita curry rice), inclusive o corante, que é a curcumina, que é bem amarela”, explica o engenheiro de alimentos Celso José de Moura, da Universidade Federal de Goiás (UFG). Celso José de Moura explica que a planta dá em qualquer lugar e requer pouca água."

Hoje colhi pela primeira vez no meu jardim raízes de cúrcuma (ganhei da Renata as mudas) e minhas mãos ficaram realmente amarelas; pelo simples fato de manuseio com as raízes.
O cúrcuma (pó amarelo que entra na composição do curry), é o antiinflamatório natural mais poderoso identificado até hoje.
Atenção: para ser absorvido pelo organismo, o cúrcuma deve ser misturado à pimenta-do-reino (não simplesmente à pimenta). Idealmente, ele deve ser diluído em óleo (azeite de oliva ou óleo de linhaça, de preferência).

Uso típico: meia colher de café de pó de cúrcuma misturada com uma colher de azeite de oliva, uma boa porção de pimenta-do-reino e um fio de xarope de agave. Pode ser acrescentado aos legumes, às sopas, aos vinagretes.

Vale à pena ler e pesquisar mais sobre esta maravilha da natureza!
Receita de pão de côco com cúrcuma no endereço abaixo:
http://come-se.blogspot.com/2010/09/pao-de-coco-com-curcuma.html


4 comentários:

  1. Adorei saber mais sobre o cúrcuma. Havia comprado no Mercado em São Paulo e não sabia muito sobre ele. Quando comprei só lembrei que disseste que é melhor / mais puro do que o curry. Estou certa? Parabéns pelo blog.Cada vez melhor!

    ResponderExcluir
  2. Bem isso aí amiga! vamos aproveitar tudo o que ele tem de bom...bjs

    ResponderExcluir
  3. Caminhando pelas ruas virtuais encontrei seu endereço.
    Fiquei admirada com tanta sabedoria postada aqui,li e continuo lendo.Achei extremamente interessante saber mais sobre as maravilhas que ainda não conhecemos.Parabéns pelo seu blog .Voltarei com certeza, em sua casa .Um grande abraço!

    ResponderExcluir
  4. Essa semana meu quintal amanheceu mais bonito vi pela primeira vez a flor da cúrcuma,aqui em Goiânia chamamos de açafrão simplesmente,nosso companheiro das galinhadas de domingo.
    Essa flor é bela.E todos a quem perguntei dizem nunca ter visto essa beleza. Busquei aqui a imagem para provar a muito que é de fato de açafrão a minha flor.kkkk esses incrédulos.....kk valeu pelas informações .Parabéns!!!

    ResponderExcluir