domingo, 27 de fevereiro de 2011

Salão de beleza

Você pode fazer muito pela sua pele com estas receitas.
Anote e siga:

Limpar a pele - dilua 5 gotas de óleo essencial de hortelã num pouco de álcool e coloque em um recipiente com água morna. Umedeça um pano nesse líquido, ponha-o sobre o rosto e deixe por alguns minutos.

Tonificar o rosto - coloque 1 e 1/2 litro de água mineral morna em uma vasilha e adicione 8 gotas de óleo essencial de camomila, 4 gotas de óleo essencial de alecrim e 1 colher de sal grosso. Umedeça um pano nessa solução e deixe sobre o rosto por alguns minutos. A mesma receita é usada para relaxar ombros e pescoço. Neste caso, a água deve estar quente. Lembre sempre de diluir os óleos essenciais em um pouco de álcool ou leite antes de juntar à água.

Banho de imersão nutritivo - misture na água da banheira 1 colher de sopa de óleo base ou mel, 1 colher de sopa de leite integral e 10 gotas de óleo essencial - lavanda ou camomila (relaxantes), alecrim ou bergamota (estimulantes), hortelã-pimenta ou limão (tonificantes), rosa ou ylang-ylang (afrodisíacos). Fique em imersão por 20 minutos.

Outros óleos indicados para um bom banho - camomila (calmante), sândalo (tranquilizante), menta (para aliviar o estresse), laranja (sedativo). Na banheira, bastam 8 gotas diluídas no álcool ou leite ou ainda vodka misturadas à água.


Faça a coisa certa

Não importa o uso do óleo - inalação, compressa, massagem, escalda-pés, banho de imersão ou até gotinhas no travesseiro.
Algumas regras tem de ser levadas em conta - da compra aos cuidados com a aplicação:

  • Somente Lavanda e Tea Tree podem ser aplicados diretamente sobre a pele. Os outros óleos devem ser diluídos. Para isso, recomenda-se os óleos vegetais - amêndoa, macadâmia, semente de uva, jojoba ou gérmen de trigo. No caso da banheira, a diluição deve ser feita em um pouco de álcool, vodka ou leite.
  • Não misture mais de três óleos. E só o faça na hora em que for usá-los.
  • Cuidado com os cítricos. Não se exponha ao sol se tiver passado óleo essencial de laranja, limão, bergamota, petitgrain, grapefruit e tangerina, mesmo diluídos.
  • Na hora de comprar, verifique se o vidro é escuro e lacrado. Leia o rótulo, onde devem constar o nome do fabricante, a empresa envasadora, o químico responsável, origem e nome científico da planta e prazo de validade. O óleo também precisa ser 100% puro, natural e indicado para fins terapêuticos.


(Bons Fluidos ed. especial - o poder dos aromas)

7 comentários: