quinta-feira, 31 de março de 2011

Aromaterapia & Animais


Os animais respondem muito bem à Aromaterapia e existem alguns óleos essenciais bem específicos para eles.  Abaixo vou postar algumas receitas publicadas no excelente livro de Jeanne Rose.

Para tratar pele irritada, "febres tópicas", infecções por fungos

Numa garrafa de 60 ml acrescente 10 gotas de óleo essencial de Tea tree, 10 gotas de bálsamo de tolu, 5 ml de óleo de rosa canina e complete com óleo de calêndula em infusão. Aplique livremente.

Para repelir pulgas e desodorizar

Faça uma infusão forte de erva de poejo em água (1 punhado de erva fresca em 2 xícaras de água), ferva em fogo brando, desligue o fogo, cubra e deixe em infusão até que esteja frio para ser usaado.
Coe através de uma peneira ou gaze.
Refrigere para depois usar.
Para cada 120 ml de água de poejo, acrescente 20 gotas de óleo de Tea Tree, 20 gotas de óleo essencial de gerânio e 6 gotas de óleo essencial de lavanda.
Essa mistura em particular é excelente e parece harmonizar-se com o cheiro do cachorro ou do gato.
Alguns óleos essenciais fazem os animais ficar com cheiro ruim, mas para os animais domésticos não há nada mais complementar do que o óleo essencial de gerânio.


Para saber mais sobre o assunto, uma boa indicação é o livro da Aromaterapia (Aplicações e Inalações) de Jeanne Rose - Editora Campus

2 comentários:

  1. Que ótimo! obrigada Cláudia! vc é maravilhosa mesmo! Tenho um gatinho bem sem vergonha mas cuido com maior carinho dele, meu companheirao! Obrigada mesmo, adorei as dicas!
    beijos! ótimo findi! Sandrinha-Brasília (chicory88@gmail.com)

    ResponderExcluir
  2. Cláudia, minha mestra querida, estes bichinhos me dão frenesi.E esta música me traz lembranças encantadoras.Bailinhos, coração pulando e dançando de rosto colado.um lindo e ensolarado final de semana .

    ResponderExcluir