terça-feira, 24 de maio de 2011

Chanel nº 5


O perfume foi criado em 1921 por Ernest Beaux a pedido de Gabrielle Chanel, que sugeriu:

 "Um perfume de mulher com cheiro de mulher".

Dentro de um frasco art déco - que foi incorporado à coleção permanente do Museu de Arte Moderna de Nova York em 1959 -, o Chanel nº 5 foi o primeiro perfume sintético a levar o nome de um estilista.
Além disso, sua fórmula e embalagem nunca foram alteradas.



 
Inicialmente, o perfume era dado de presente aos melhores clientes da butique de Coco Chanel.
Com o tempo, ele se tornou o cheiro oficial da loja, da marca e símbolo de status e bom gosto, sendo considerado por muitos anos o perfume mais caro do mundo.
 

Dentre as garotas-propagandas, a mais famosa foi Marilyn Monroe, que declarou em 1951, que tudo que usava para dormir eram 2 gotas de Chanel nº 5.
A bolsa com alças de corrente dourada, o colar de pérolas, o tailleur e o vestido preto são os símbolos de elegância e status que marcaram para sempre a história da moda. Mas foi o seu perfume, o Chanel nº 5 - tido como o mais vendido no mundo -, que a tornou milionária.



"Eu criei um estilo para um mundo inteiro.
Vê-se em todas as lojas "estilo Chanel".
Não há nada que se assemelhe.
Sou escrava do meu estilo.
Um estilo não sai da moda;
Chanel não sai da moda."
(Coco Chanel)

A fórmula, além do óleo essencial do pau-rosa, leva jasmim de Grasse – uma cidade na região de Provence, na França –, ylang ylang, néroli (óleo extraído das flores de laranjeira), sândalo e vetiver.
 A composição foi a primeira do gênero que mesclou essências de flores com aldeídos, substâncias obtidas por síntese química.
 
 Oito décadas após seu lançamento, o nº 5 continua sendo um perfume clássico e ao mesmo tempo contemporâneo.
Há controvérsias sobre a escolha do número 5 para a fragrância.
Alguns dizem que esse era o número de sorte demademoiselle Chanel, outros que a quinta fórmula (do total de 6) apresentada pelo perfumista foi a escolhida por ela.
 
 
 
Quanto à fórmula, observem que salientei o óleo essencial de pau-rosa, que numa outra oportunidade falarei dele, pois ele é brasileiro e nativo da amazônia.

(fonte: internet)
 
 



2 comentários: