segunda-feira, 30 de maio de 2011

Distúrbios respiratórios


Com a chegada do frio também começam a aparecer os distúrbios do sistema respiratório e acho que vale à pena um texto de como a Aromaterapia pode ajudar.

Ao contrário dos medicamentos fitoterápicos, os óleos essenciais carecem de propriedades emolientes, cuja ação suaviza as membranas mucosas irritadas e inflamadas.

Entretanto, são extremamente úteis para uma série de problemas respiratórios comuns.


As principais ações dos óleos essenciais que têm afinidade com o sistema respiratório são a antiespasmódica e a expectorante.


Antiespasmódicos: relaxam os espasmos nos brônquios . Para problemas como a asma e a tosse seca, experimente os óleos de camomila romana, cipreste e tomilho doce.

Expectorantes: promovem a remoção do muco. Para problemas catarrais como a sinusite e a tosse, experimente os óleos de eucaliptos glóbulus, eucaliptos radiata, pinheiro, benjoin e olíbano.

Antisépticos e antivirais: óleos essenciais como os de bergamota, pinheiro, lavanda, eucalipto glóbulos e tea tree são úteis para as infecções do trato respiratório.

Imunoestimulantes: os óleos essenciais podem fortalecer e ajudar o sistema imunológico de duas maneiras- estimulando o sistema imunológico ou inibindo diretamente os micro organismos responsáveis. Uma série de óleos essenciais, como os de eucalipto-glóbulus, limão, alecrim, tomilho e tea tree, ajudam agindo contra uma grande variedade de vírus e bactérias.


(Fonte: Guia completo de aromaterapia de Joanna Hoare)

2 comentários:

  1. Muito legal seu blog e já estou te seguindo!
    Aparece no meu cantinho:
    http://vanessara.blogspot.com/
    bjusss

    ResponderExcluir
  2. Muito bom esse post, usei bastante aromoterapia nas ultimas duas semanas.
    Usei tea tree, eucalipto, hortelão pimenta, lemon grass, alecrim e lavanda.
    Bjus

    ResponderExcluir