quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Aroma inconfundível


A Revista Natureza deste mes, traz uma excelente reportagem sobre como cultivar a Lavanda, tanto em jardins como em vasos.

Achei oportuno extrair algumas partes da reportagem para incentivar ainda mais os apaixonados por esta planta maravilhosa.

Fácil de cuidar, a lavanda francesa perfuma a casa e é perfeita para jardinistas principiantes.
Só vantagens: a lavanda é rústica, aromática e floresce intensamente na primavera e no verão.


Muito usada na fabricação de perfumes, sabonetes e outros produtos de higiene e limpeza, a lavanda tem um aroma característico que todos associam à limpeza.
Há séculos ela vem sendo usada com essa finalidade - gregos e romanos já adotavam a lavanda para lavar roupas, tomar banho e aromatizar o ambiente - e até seu nome científico remete à assepsia: Lavandula vem do latim lavare, que significa "lavar".


Trata-se de um antisséptico tão poderoso que, na Idade Média, quando a Europa foi assolada pela Peste Negra, as populações  que usavam constantemente a lavanda para banhos e a lavagem de roupas foram poupadas da tragédia.
No século 20, a planta foi adotada como antisséptico no tratamento dos soldados durante as duas grandes guerras mundiais.


Na medicina, o óleo essencial destilado das flores, folhas e caule da lavanda é usado no combate à insônia e tem ação antireumática, antiinflamatória, relaxante, redutora de fadiga e sedativa.


Originária da região do Mediterrâneo, a lavanda já foi chamada de nardu pelos gregos e de alfazema pelos árabes.
Isso gerou uma grande confusão, pois os fabricantes de perfume passaram a considerar "lavanda" e "alfazema" sinônimos, embora sejam nomes de duas plantas distintas.


O viveirista Minoru Kawana, que cultiva lavandas em São Paulo, ajuda a resolver a questão.

A alfazema ou lavanda inglesa, catalogada como Lavandula augustifolia, é uma planta um pouco mais difícil de ser cultivada no Brasil.

A espécie mais comum por aqui é a lavanda francesa, também chamada de alfazema, classificada como Lavandula dentada.

Ela é outra que requer clima ameno mas é mais rústica, ideal para as regiões Sul e Sudeste do nosso país.

A lavanda inglesa tem folhas mais largas que a lavanda francesa e aroma diferente, que lembra o da cânfora.


Como plantar:

A lavanda francesa é uma ótima opção para iniciantes, principalmente para os que costumam esquecer de regar as plantas com frequência, pois requer pouca água.
Os outros requisitos para que a espécie floresça intensamente são solo arenoso, temperaturas baixas e sol na maior parte do dia.


Para quem se interessar mais, vai encontrar mais dicas importantes na Revista Natureza deste mês, numa reportagem feita por Janete Tir.


O óleo essencial se encontra dentro das flores, basta apertar seus pequenos grãozinhos para ficar com o aroma na mão.
Para se obter 1 quilo de óleo essencial, que equivale mais ou menos à um litro, são necessários 200 quilos da planta.


O óleo essencial de lavanda é um excelente companheiro do nosso dia-a-dia.
Atua de uma forma excepcional em casos de tensão nervosa, enxaqueca e ansiedade.
Basta tê-lo sempre por perto e fazer uso sempre que necessário.
Uma gota na região incômoda e respirações profundas auxiliam  para reencontrar o equilíbrio.

Para saber mais sobre a Lavanda, pesquise nos marcadores.


(Créditos: Revista Natureza jan 2012)

4 comentários:

  1. Sou imensamente apaixonada pela lavanda!!!
    Abraços
    Lella

    ResponderExcluir
  2. Eu adoro lavanda! No caso, depois de ler a teu post, acredito que a minha lavanda é a chamada "alfazema". Ela tá la em um vazinho, deixo na rua e pega o solzinho da tarde. Acho que ela gostou, pois já floresceu 2 vezes!
    beijos Claudinha!!! :)

    ResponderExcluir
  3. Já comprei sementes e segui as orientações do fabricante, tinha que deixar no congelador e depois plantar imediatamente, fiz como explicado, mas não deu certo... Ainda tenho vários saquinhos de sementes e não consegui ter meu vasinho de alfazema... Vy

    ResponderExcluir
  4. Comprei umas mudas de lavanda e estava tão empolgada, que não percebi que fui enganada. Agora, estou a procurar as tais mudinhas. Uma amiga me indicou o blog, disse que era a minha cara, estou amando.
    Preciso imensamente estar em contato com flores, minha casa sem flores(sempre naturais) me incomoda.
    Amei o blog e já estou seguindo, depois vai me visitar.
    Bjos
    Gláucia

    www.repletodevida.blogspot.com

    ResponderExcluir