sexta-feira, 4 de maio de 2012

Óleos essenciais x animais de estimação


Os animais são muito receptivos aos óleos essenciais, respondendo muito bem às suas propriedades.

A minha experiência é com animais de estimação, aqueles que vivem perto do seu dono, mas existe uma vasta literatura sobre o uso dos óleos dentro da veterinária.


Vou relacionar abaixo alguns óleos essenciais e a forma de uso, segundo pesquisa e a minha experiência.


Os óleos essenciais tem uma série de aplicações no âmbito do cuidado e do tratamento dos animais.
Uma das mais úteis é a prevenção e o controle de pulgas, ácaros e outros parasitas na pelagem de animais domésticos.

Os óleos de Bergamota, Eucalipto, Gerânio, Lavanda e outros são ótimos repelentes de insetos, e é possível evitar por completo o uso de produtos químicos sintéticos no controle de pulgas em gatos e cachorros, esfregando um ou mais desses óleos em seus pêlos.


Os cães geralmente aceitam mais docilmente esse tipo de tratamento do que os gatos.

Modo de usar:

Diluir 5 gotas de óleo essencial num pouco de álcool e colocar esta mistura em meio litro de água morna.
Com o uso de uma esponja, esfregar no pelo deles; em seguida, fazer a escovação do pelo.

Outra alternativa é colocar algumas gotas do óleo na água do banho (diluir no álcool).

No caso dos gatos, usar apenas o óleo de Lavanda, mais suave, despejando algumas gotas na palma das mãos e afagando a pelagem.

Pode-se usar esta mesma forma também nos cães, caso não se queira molhar o pelo.


Os óleos de Lavanda e Tea-Tree são úteis no tratamento de ferimentos menores: devem-se acrescentar algumas gotas do óleo a um pouco de água fervida e ligeiramente resfriada para lavar mordidas, arranhões e outros ferimentos adquiridos.

Também tem o óleo essencial de Cipreste, que é eficaz contra úlceras nos ouvidos; devemos esfregar a parte interna das orelhas 2 vezes ao dia com uma gota de óleo em um pedaço de algodão ou em um cotonete.


Óleos essenciais e animais domésticos combinam muito bem, mas sempre lembrar que a Aromaterapia é um tratamento complementar, não dispensa cuidados veterinários.

Para saber mais, pesquise no Livro de Patrícia Davis AROMATERAPIA - Aplicações Veterinárias.






9 comentários:

  1. Que legal isso.Tenho a minha CUCA. Vou ler com calma!!beijos,chica

    ResponderExcluir
  2. Uma pena não ter mais o meu cãozinho, eu iria seguir seus conselhos aromáticos!

    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Nossa, adorei saber que tb ajuda com os animais, maravilhoso! Bjokas

    ResponderExcluir
  4. Emilia, Franca- SP.
    Claudia: você é a pessoa de maior bom gosto que eu conheço! Admiro você! Beijos.

    ResponderExcluir
  5. Amei as dicas, e a Pêpi (minha cachorrinha) também vai amar, hehe... Visse que consegui comprar óleos de canela e alecrim lá no meu yoga??? Agora falta o de lavanda... Nesse fim de semana coloquei o de canela numa velinha e deu um cheiro maravilhoso... Obrigada pelas dicas sempre!!!!

    ResponderExcluir
  6. huumm, muito bom! estava pesquisando sobre aromaterapia em animais e encontrei seu blog, adorei.

    Estou começando com aromaterapia agora, na verdade há uns dois dis, e acredite, já estou vendo efeitos dessa magia!
    Tinha dúvidas quanto ao uso proximo ou em animais, e seu post foi bem esclarecedor.

    Tenho usado um difusor com sinergias de aromatização que misturam cedro, geranio e patchouli, e minha cadelinha fica dentro de casa. não sei se é impressão minha, mas ela parece mais tranquila... tbm uso o tea tree as vezes no difusorcom o sinergia, pois o aroma do patcholi e muito forte.

    Estou amando

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  8. Pessoal, sou novo no blog. Gostaria de perguntar se alguém sabe sobre o uso do óleo essencial de melaleuca em animais.

    ResponderExcluir
  9. posso usar o oleo essencial de malaleuca para tratar acne felina? de que forma? obrigafa

    ResponderExcluir