terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Hormônios & Aromaterapia

"Hormônios" é um termo usado para designar uma série de substâncias químicas produzidas no organismo e secretadas na corrente sanguínea, as quais afetam o funcionamento de diversos sistemas e órgãos do corpo.

O termo deriva de uma raiz grega que significa "excitar", uma vez que a ação do hormônio é estimular a atividade de um órgão.

O grupo das glândulas produtoras de hormônios é conhecido como sistema endócrino e é responsável por regular o crescimento, o metabolismo, a reprodução, nossa resposta às tensões e os níveis de diversos nutrientes vitais da corrente sanguínea.

Nenhuma dessas glândulas opera isoladamente das outras; são extremamente complexas e guardam entre si uma delicada relação de equilíbrio, sendo o conjunto regulado pela glândula pituitária.

Esta se situa logo abaixo do cérebro, por sua vez influenciado pelo hipotálamo, que atua como uma interface entre o cérebro, o sistema nervoso e o sistema endócrino.

Além de regular a atividade das outras glândulas, a glândula pituitária governa o crescimento.

A glândula tireóide está envolvida com o crescimento e o metabolismo.

A paratireóide regula os níveis de cálcio no sangue.

A glândula supra-renal está envolvida em uma série de funções do organismo, inclusive o metabolismo dos amidos e nossa resposta às tensões; também influenciam  os testículos e os ovários, além de estarem envolvidas na produção de características sexuais secundárias.

As ilhotas de Langerhans (regiões especializadas do pâncreas) produzem a insulina, hormônio envolvido na manutenção dos níveis de açúcar no sangue.

Os ovários e os testículos produzem os hormônios masculinos e femininos, o estrogênio, a progesterona, a testosterona e outros, além de regularem o ciclo reprodutivo, a lactação e as características sexuais secundárias.

Vários óleos essenciais tem um efeito sobre o sistema endócrino.

Alguns óleos contêm hormônios vegetais, conhecidos como fitormônios, que tem ação semelhante aos nossos hormônios e atuam no organismo de forma semelhante, acentuando ou substituindo os efeitos dos hormônios humanos correspondentes.

O óleo de ERVA-DOCE, por exemplo, contém um estrôgenio vegetal e é benéfico para os problemas da menopausa e a tensão pré-menstrual, além de estimular a produção do leite materno.

Outros óleos essenciais influenciam a secreção hormonal das diferentes glândulas, atuando como um estimulante ou equilibrador da produção de hormônios.

Os óleos ALHO e CEBOLA ajudam a equilibrar a secreção da tiróide e são particularmente úteis quando esta se encontra em estado de hipoatividade.


Os óleos de ALECRIM, GERÂNIO e MANJERICÃO estimulam o córtex supra-renal, embora o GERÂNIO seja também um regulador da produção de hormônios em geral.

Os óleos de EUCALIPTO e ZIMBRO ajudam a reduzir os níveis excessivos de açúcar no sangue e, também neste caso, o óleo de GERÂNIO atua como um regulador.

Os óleos de ROSA, CAMOMILA, CIPRSTE, ERVA-DOCE, SÁLVIA-ESCLARÉIA, JASMIM e LAVANDA afetam o sistema reprodutivo e são muito úteis nas pertubações do ciclo menstrual e nos problemas da menopausa.

A influência dos óleos essenciais no sistema endócrino é uma das formas mais importantes de sua atuação no corpo humano, e muito ainda se desconhece acerca dos hormônios vegetais.
É bem provável que muitos dos óleos essenciais que influenciam o organismo assim o façam através dos efeitos hormonais sutis que ainda não compreendemos.

Lembrando sempre: a AROMATERAPIA não substitui os cuidados médicos e sim, é uma terapia complementar.

(Pesquisa: Livro de Aromaterapia de Patricia Davis)




13 comentários:

  1. Oi Claudia,

    Adorei ler sobre isso! Todos os meses a TPM acaba comigo.
    Ainda vou te ligar, só estou esperando tudo se ajeitar por aqui :)
    Beijo,

    Andreia
    http://universoemcores.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Quantas dicas bacanas !! Adorei o post.
    Uma ótima semana. Bjs

    ResponderExcluir
  3. Oiii! Boas!!Adorei as imagens e as palavras de grande sabedoria...Amo espreitar!!Rss, bjinhos e bom descanso!

    ResponderExcluir
  4. Oi Claudia,

    Adorei a visita ao Diva...
    O seu blog está super interessante!Amei esse post, pois a TPM me afeta muita e as dicas foram ótimas:-):-)
    Bjo Bjo

    ResponderExcluir
  5. Olá, Cláudia! Você é muito boa. Escreve clara e suscintamente. Como tenho aprendido com suas postagens. obrigada,bjs

    ResponderExcluir
  6. Cláudia Querida, nós mulheres vivemos em picos eu acho, uma hora sobe, outra hora desce, um calor ,uma coisa de doido. Tenho utilizado a lavanda, me equilibra, gosto. Mas quando leio seus posts fico com vontade de usar os óleos, na verdade todos! he he, como utilizar? pode nos dar a dica? Para utilizar o Gerânio por exemplo, passo em meu pescoço? Obrigada por compartilhar seus lindos conhecimentos conosco! Beijos Grandes! Sandrinha Brasília

    ResponderExcluir
  7. excelente! e achei a pergunta da Sandrinha tb pois são dúvidas que me assolam... bjo grande

    ResponderExcluir
  8. Olá minhas queridas!
    Amanhã vou postar uma matéria de como usar estes outros óleos...bjs e obrigada pelo carinho!

    ResponderExcluir
  9. Love this post + the sweet sweet peach flowers. All the best, talk soon
    www.rivierabrides.com

    ResponderExcluir
  10. nossa que post lindo Claudia... ai os hormonios não é? rs! estou sentindo na pele na beira dos meus 35 anos! ai ai!
    um bj doce
    Roberta
    www.docesabobrinhas.com

    ResponderExcluir
  11. Muito prazer,Claudia!Acabei de receber de uma amiga,um e-mail em que você escreve sobre ANSIEDADE.Li,gostei e no final vi que tinha o blog.Não costumo entrar em blogs,mas entrei e fiquei maravilhada com tudo!!!!Vc escreve muito bem!Uma forma clara,objetiva e correta.
    Seu blog é lindo demais!!!Tudo de extremo bom gosto e feito com capricho!!!Parabéns!!!
    Sempre tive curiosidade em conhecer mais sobre AROMATERAPIA.Sinto cheiro em tudo!Meus filhos e marido dizem que tenho um olfato pra lá de apurado. Adoro me sentir limpa e cheirosa, assim como o ambiente da minha casa, do meu trabalho, as roupas de cama, banho,o meu carro e tudo de uma maneira geral.Há tempos venho procurando um "cheiro" que seja a marca registrada aqui de casa e da minha escola,(tenho uma escola de crs de 01 a 05 anos)mas infelizmente,até hj não consegui.Os óleos, "lavandas", spray para colocar no ar e outras formas que experimentei nunca deram certo. Todo cheirinho vai embora rapidamente! Com certeza,devo estar fazendo algo errado. Vou passar a ler o seu blog para conhecer mais sobre o assunto e ver se vc já escreveu algo nesse sentido e assim, poder me ajudar. Acho que por hj é só!!rsrs Parabéns pelo belíssimo trabalho e muito sucesso!!!
    Fica aqui o meu agradecimento,carinho e um beijo. Claudia Maria

    ResponderExcluir
  12. Olá Cláudia! primeiramente obrigada pelos elogios e depois quero dizer que Aromaterapia é sutileza, refinamento e percepção...tudo isso que você deve ter de sobra, com certeza.
    Tenho várias postagens sobre aromas de ambiente, explicando detalhes bem importantes. No decorrer do mês estarei postando mais alguma coisa sobre o tema...vamos nos falando! bjs e obrigada !

    ResponderExcluir
  13. Claudia, você conhece algum óleo que possa ajudar a diminuir o seio de meninos adolescentes? Muitos na adolescência tem um aumento no seio e ficam com mita vergonha, já procurei varios tratamentos e a única opção que tenho visto é a cirurgia!

    ResponderExcluir