sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Ioga e Aromaterapia para relaxar!


Muitas pessoas que procuram a aromaterapia fazem-no porque estão estressadas, ou por estarem apresentando algum sintoma físico resultante do estresse e da ansiedade.

Embora a aromaterapia possa contribuir sensivelmente para induzir um estado de relaxamento e reduzir o estresse a curto prazo, através de massagens, da escolha apropriada de óleos e do aconselhamento quanto à prática de banhos aromáticos ou outros usos, trata-se de uma redução passiva do estresse, fazendo-se necessário, a longo prazo, que a pessoa estressada aprenda alguns métodos ativos de auto-ajuda.


A ioga é um dos mais eficazes destes, juntamente com a meditação e o treinamento de exercícios respiratórios.

Pude constatar várias vezes que, quando se combina a ioga com a massagem aromaterápica regular, a pessoa necessitada de ajuda se beneficia muito mais do que quando faz uso de qualquer um desses métodos isoladamente.

Uma das razões pelas quais a ioga parece combinar-se tão bem com a aromaterapia é que, tal como esta, ela atua em diversos níveis.

Pode ser vista simplesmente como um sistema de exercícios físicos, ou como uma filosofia profunda, e os diferentes mestres de ioga enfatizam distintamente tais aspectos.


Todos esses mestres dão algumas instruções quanto ao modo de se aliar a respiração aos movimentos físicos, embora alguns dediquem mais tempo que outros aos exercícios respiratórios.

A ioga não é uma atividade competitiva, e é adequada a pessoas de todas as idades, quer tenham problemas de saúde, quer não.

Nenhum instrutor de ioga nos forçará, ou mesmo nos estimulará, a tentar algo que esteja além da nossa capacidade física.

A aromaterapia  pode contribuir para a prática da ioga, principalmente através das massagens aromáticas.


Quando algumas áreas do corpo estão mais enrijecidas do que outras, uma massagem específica quase sempre ajudará a afrouxar os músculos, de modo que consigamos chegar às posturas de ioga que irão beneficiar esses músculos ainda mais.

Caso estejamos impossibilitados de realizar massagens, os banhos aromáticos tomados um pouco antes da aula, particularmente com os óleos de Alecrim, Lavanda ou Manjerona, também terão o efeito de deixar-nos mais ágeis.


Se houver mais interesse, pesquise no blog em óleos essenciais relaxantes.

(Fonte: Aromaterapia de Patrícia Davis - ed. Martins Fontes)

11 comentários:

  1. Olá Claudia, fiz ioga uma vez gostei muito, mas o que mais gosto e me relaxa é a massagem, agora estou perdida minhas duas amigas uma que fazia ioga e outra massagem foram embora da cidade, não tivi coragem de procurar outra pessoa. Adorei a dica dos óleos para hipertensão.
    Tenha um ótimo fim de semana espero que sem chuva.

    ResponderExcluir
  2. oi clau...

    adorei o post...

    estou pensando em fazer 2 aulas semanais, mas uma de yoga e outra de pilates, que gosto tb...e preciso inserir aromaterapia...
    bju
    cintia

    ResponderExcluir
  3. Claudia querida quantas saudades de ti.
    Estou desde fevereiro as voltas com a saúde da mamãe.
    Mais de dois meses de internação hospitalar e domingo passado ela teve um AVC. Ainda está no hospital mas evoluindo bem.
    Me desculpe a ausência.
    Beijo carinhoso

    Lucia

    ResponderExcluir
  4. Claudia,
    E sou louca para praticar Ioga.
    Só falta isso pra mim!Já vi que a respiração faz milagres em nossa vida!
    Um beijo.
    Adorei a dica da Ioga junto com a Aromaterapia.

    ResponderExcluir
  5. Olá Cláudia, adorei sua visita, que bom que gostou do blog. Acabei de ver o post da Jô sobre seu blog, ela não mentiu.
    Todas essas lavandas...lindas, adoro! Quero ler e aprender muito sobre aromas por aqui. bjs. mamélia

    ResponderExcluir
  6. Huuummmm....verdadeiramente relaxante....
    bjos lindinha!!
    :D

    ResponderExcluir

  7. Claudia!
    Hoje foi o dia dedicado ao Profissional de Ed. Física.
    Quero lhe parabenizar por este dia e dizer que vc é especial, pois além de todo carinho que tem com todos, espalha amor, aromas, e muito conhecimento!!
    Obrigada por tudo sempre!!
    Deus te abençoe!
    bjos
    Maike Sol

    ResponderExcluir
  8. Bom dia de domingo Claudia!
    Menina este teu post é um chamado...adoraria fazer yoga novamente! Estou precisando!
    Adorei as fotos e as dicas!
    Perfeito como sempre!
    Bjs e te desejo uma ótima e produtiva semana!
    CamomilaRosa

    ResponderExcluir
  9. Bom domingo querida amiga, como sempre amo estar aqui. Eu esse ano me prometi a fazer yoga vou procurar aqui perto de casa.Faço Pilates, mas acho que yoga vai me fazer muito bom!
    beijo e bom domingo.

    ResponderExcluir
  10. Oi... Claudia... conheci seu blog através do Camomila Rosa e Alecrim hoje tb. estou amando explorar o seu blog e do Camomila... muita inspiração ... é uma delícia.
    Vou te seguir com alegria...
    Com carinho
    Regiane

    ResponderExcluir
  11. Quando morava no Brasil fazia ioga e era uma maravilha para meu corpo e espírito!
    Com certeza a ioga combinada com a aromaterapia dá resultados ainda melhores!
    Um forte abraço
    Léia

    ResponderExcluir