quinta-feira, 9 de outubro de 2014

Respiração curativa



Estou cada vez mais convencida de que as feridas começam a sarar quando a respiração se sobrepõe ao aperto.

Respiração ampla, completa, em qualquer lugar.



A natureza nos presenteia com vários aromas, alguns tranquilizantes, outros estimulantes, para que possamos fazer uso dos mesmos para mudar nossa emoção.


Respiração profunda + aroma agradável = mudança de emoção


Alguma vez você já se perguntou por que o olfato está tão fortemente ligado à memória?

Por que um determinado perfume evoca a lembrança de uma pessoa querida ou de um momento bom?


O olfato mexe com os nossos pensamentos, então por que não ir ao encontro de aromas que nos façam bem?

Amasse as folhas do alecrim (estimulante), sinta o perfume do jasmim (ansiolítico) ou ainda pegue na flor de lavanda (calmante).


As demandas da vida cotidiana por vezes lhe deixam fisicamente cansado e emocionalmente esgotado?
Acha difícil encontrar equilíbrio espiritual em meio às pressões do trabalho e responsabilidades familiares?
Se sua resposta for sim, você não está sozinho.


Esses eventos aparentemente corriqueiros são a via para o crescimento da alma - o aprendizado de lições vitais como paciência, gentileza, gratidão e o controle de sentimentos como a raiva.
Todo esse caminho se torna muito mais leve quando a respiração consciente se faz presente.


Parte do texto do livro "A lavanda como caminho", página 108.

19 comentários:

  1. Seu livro é um tesouro, Claudia. O meu exemplar está todo grifado e anotado, estou aproveitando muitas dicas!
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Quero muito adquirir o seu livro, já está nas livrarias do RS?
    Grande abraço!
    Sonia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Sonia!
      Acredito que sim, tem na Saraiva, Cultura e Fnac e também aqui no blog tenho o link para compra pela internet...bem no início, na imagem do livro...bjs

      Excluir
  3. Cláudia,

    Já falei que estou encantada pelo seu livro,apaixonada, cada dia descubro coisas novas.
    Melhorei muito minha dor nas costas, com os exercícios de respiração que ensina.
    E estou dormindo muito melhor, como dizem aqui "dormindo como um tronco"...rsrs...
    Amanhã irei a feira buscar uma muda de alecrim.
    Besitos

    ResponderExcluir
  4. Cláudia, suas dicas de bem viver são sempre maravilhosas!

    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Olá Claudia

    O olfato sempre me traz lembranças boas ou ruins e acredito sim, no poder do perfume das plantas.
    Acabo de criar um novo blog, VIAGENS DA KINHA, já que as viagens são a minha grande paixão. Espero vc lá.
    http://amigadamodaviagens.blogspot.com.br

    AMIGA DA MODA by Kinha

    ResponderExcluir
  6. Parabéns pelo sucesso do livro. Onde posso comprar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na parte de cima do blog tem a imagem do livro com o link...bjs

      Excluir
  7. Querida Claudia,sinto de cá estes aromas.Ainda n te conheço e já a sinto perto de mim.Seja na Yoga,no meu jardim ou quando falo minhas meditações.O seu livro é um balsamo e este teu jardim,lindo,beijinhos

    ResponderExcluir
  8. Querida CLáudia,
    Adoro as imagens que vejo aqui. São tranquilizantes. Dá vontade de ir até esse lugar.
    Mais uma vez obrigada pelo lindo livro que tem me inspirado tanto.
    Bj,
    Lylia

    ResponderExcluir
  9. Psrabens , pelo livro e maravilhoso!!! Estou lendo e aprendendo muito.Adoro Lavanda.
    Um abraço!

    ResponderExcluir
  10. Oi Claudia!
    Dicas preciosas, quando fazia ioga, aprendi a usar melhor a respiração, mas ultimamente, não estava quase mais praticando, e agora com o seu isentivo e o livro, ando voltando a praticar e já me sentindo melhor, é realmente muito bom saber usar a respiração e também o aquietamento, tem me ajudado muito nessa fase que estamos vivendo., obrigada pelo seu lindo trabalho.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  11. Oi Cláudia, adorei!!! Acredita que final de semana passado fui na Saraiva em RP e não tinha sei livro? Só por encomenda...queria já estar com ele nas mãos...afffff!!! :(
    Vou ter que esperar mais um "tiquinho", mas sei que valerá muito a pena!
    Beijos, bom final de semana.

    ResponderExcluir
  12. Essa casinha! E precisa de outro lugar melhor do que nela para respirar fundo e ir em frente? Beijos, querida amiga.

    ResponderExcluir
  13. É muito bom passar por aqui Claudia, sempre nos passando dicas para uma vida melhor, e respirar é a arte da vida.
    Agradeço, abraços carinhosos
    Maria Teresa

    ResponderExcluir
  14. Olá Claudia! Amiga eu acho tão linda essa casinha no seu jardim! Olha, eu tenho muita ansiedade e isso me faz sentir taquicardia, o coração acelera e me da um aperto no peito como se fosse uma dor que queima, o medico me passou Rivotril, realmente quando eu tomo logo passa a ansiedade, será que o óleo de lavanda substituiria aos poucos o Rivotril? Eu queria parar de usar este remédio, mas não consigo, sou muito ansiosa! E eu percebo que as vezes eu paro de respirar por alguns segundos, queria aprender a controlar a respiração, eu andei um tempo tentando me corrigir depois que li sobre o assunto aqui no seu blog, mas logo depois relaxei e voltei ao meu ´´normal``. Me dá uma orientação, o que você me aconselha fazer? Um bj no seu coração.

    ResponderExcluir
  15. Inspirei profundamente e quase senti o aroma do jasmim em minhas mãos, huuummmm!
    Tem muitas lembranças ai...
    Bjs

    ResponderExcluir
  16. Bom Dia Claudia!
    To be here is always like holidays!
    Wonderful time
    Elisabeth

    ResponderExcluir