quinta-feira, 24 de junho de 2010

Problemas com o sono?

A chave para aliviar a insônia é baixar a ansiedade e tranqüilizar os pensamentos. Se você não consegue pegar no sono, aqui vai uma ótima notícia: a insônia é sintoma e não doença.
Na busca pelas causas desse sintoma, os pesquisadores constataram que a maioria dos casos de insônia não é de origem orgânica, mas tem a ver com as emoções e o comportamento.

Em outras palavras, angústia, pressa e tensões do cotidiano são fatores que nos roubam o sono. Então, tudo que for feito para aliviá-los tornará possível ter de volta noites bem dormidas.
Em que a Aromaterapia pode ajudar?
Através dos exercícios respiratórios e da "LAVANDA".

Uma LAVANDA de boa qualidade possui em sua composição química cerca de 40 à 60% de ésteres, elemento este que tem o poder sedativo por atuar no sistema nervoso central.
Usando a LAVANDA antes de dormir e fazendo exercícios respiratórios pelo menos uns 2 minutos, com certeza teremos um relaxamento muito grande e assim, uma chance muito grande de ter um bom sono.


Exemplo de exercícios respiratórios:

Deitada de barriga para cima, relaxe a cabeça, braços, todo o tronco e as pernas. Em seguida comece a observar sua respiração aumentando o volume de ar que entra e sai dos pulmões.
Observe a pausa entre uma respiração e outra.
Leve este ar para a região do abdomen, inflando ele como se fosse um enorme balão.
Repita estes movimentos pelo menos 2 minutos e depois volte a respirar normalmente, procurando não se fixar em nenhum pensamento, deixe eles passarem, um após o outro...
Bons sonhos!

(Dr. Rubens Pitliuk - neuropsiquiatra do Hospital Albert Einstein)

Nenhum comentário:

Postar um comentário