quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Borrifadores


Um dos meios mais simples de se introduzir óleos essenciais no ar é misturá-los à água e utilizá-los em borrifadores.
Os óleos se misturam melhor se for utilizado algum tipo de álcool que os dissolva antes de serem acrescidos à água, mas uma simples mistura de óleo essencial e água será eficaz o bastante, por um breve período de tempo, se vigorosamente agitada.


O óleo não irá dissolver-se por completo na água, mas uma suficiente porção deste permanecerá nela, suspensa, para formar uma boa mistura a ser borrifada.


Um simples borrifador de plantas cumprirá a tarefa de forma bastante adequada, mas, caso seja de material plástico ou metálico, como é o caso da maioria, não deixe nenhuma mistura de óleos essenciais em seu interior após o uso, uma vez que tanto os plásticos como os metais interagem com os óleos e alteram a sua composição.


Os borrifadores podem ser utilizados para uma vasta gama de finalidades, desde a simples aromatização de um ambiente até o combate às infecções.


Quando borrifados, os óleos repelentes de insetos (Citronela e ou Lavanda) são altamente eficazes para manter um ambiente, ou a casa toda, livre de mosquitos e pernilongos, enquanto os óleos desodorizantes, como o de Bergamota, eliminarão do ar os odores indesejados.


Contudo, a mais importante aplicação dos borrifadores reside no tratamento de moléstias infecciosas e para impedir a propagação de infecções.


Os óleos antivirais ou bactericidas, sobretudo os de Bergamota, Eucalipto e Lavanda, repetidamente borrifados no quarto de pessoa enferma e por toda a casa durante epidemias de gripe e doenças infantis, não apenas irão acelerar a recuperação do paciente, como ajudarão a proteger da infecção os demais membros da família.


Use 20 gotas de óleo essencial para 200 ml de água para perfumar, renovar o ar ou repelir insentos, e duas vezes essa quantidade para borrifar o ambiente durante uma enfermidade ou epidemias.


Para saber mais sobre o assunto, procure aqui no blog por postagens que contenham as palavras spray ambiental, sinergias e aromas de ambiente.


(Fonte de pesquisa: Livro de Aromaterapia de Patricia Davis)




7 comentários:

  1. Que texto gostoso, querida Cláudia...
    Vou lendo e sentindo cada aroma!
    Fotos belíssimas e esta nova versão da música ficou especial! Adoro a Diana Krall!
    Beijo grande e um ótimo final de semana!
    Vamos nos encontrar no casamento da Elisa!!!!
    Mi

    ResponderExcluir
  2. Lindas imagens perfumadas...amei as dicas!!!

    Um super beijo

    www.emporiocasadachiquinha.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Cláudia
    Através de uma amiga descobri somente hoje o seu blog, mas já aviso: vou ficar por aqui.
    Que delícia. Delicado, lindo e perfumado.
    Tudo de bom.
    um beijo

    ResponderExcluir
  4. Miki! saudades...sempre é bom te ter por perto! estas imagens são de Loumarin, um lugar mágico na Provence...bjs e até o casamento da Elisa, se não der antes ...rsrsrsr

    ResponderExcluir
  5. Obrigada Adriana! digo o mesmo, pois teu blog me inspira e fascina...bjs

    ResponderExcluir
  6. Querica Macá! seja bem vinda, fiquei lisonjeada ...rsrsrs - obrigada pelo carinho e volte sempre bjs

    ResponderExcluir
  7. Oi, Cláudia! Sou seguidora nova por aqui! Gosto muito do seu blog e entro sempre nele para lembrar de fazer algo que é essencial mas que a gente vive se esquecendo: RES-PI-RAR!!! rsrsrs
    Quero aproveitar para agradecer a ti por ter um espaço tão bacana, com dicas tão legais, por compartilhar o seu conhecimento, enfim... Obrigada! =)
    Óia, quanto ao repelente de insetos, adorei a dica! Mas tenho uma duvidinha: será que dá certo diluir OE de lavanda em chá de cravo?? Tenho botões de cravo lá em casa e já havia pensado de fazer infusão para misturar com OE de citronela e/ou lavanda... Fazendo essa mistura, será que serve tanto para ambiente como para aplicar na pele também??
    Bêjo grande procê e um ano novo com brisa boa de lavanda! Obrigada, mais uma vez, pelo seu blog tão, tão... perfumado! ;) Simone.

    ResponderExcluir