terça-feira, 21 de abril de 2015

Antidepressivos


Muitos óleos essenciais possuem fortes propriedades antidepressivas, e essa talvez seja uma das áreas em que a aromaterapia é mais valiosa na sociedade atual, oferecendo uma alternativa segura, natural e não propensa a criar dependência aos milhões de comprimidos anualmente prescritos para a depressão e a ansiedade.


O óleo essencial de Bergamota é provavelmente o mais conhecido dos óleos antidepressivos, com seu aroma de vivo frescor e efeitos reanimadores, mas existem vários outros, inclusive os de Camomila, Esclaréia, Gerânio, Ilangue Ilangue, Jasmim, Lavanda, Manjericão, Melissa, Néroli, Patchuli e Sândalo.


Cada um desses óleos diverge sutilmente em sua ação e em seu apelo ao indivíduo, de sorte que o terapeuta deverá valer-se de sua intuição e habilidades terapêuticas na escolha criteriosa do óleo (ou composto de óleos) mais indicado para cada indivíduo.


A preferência de alguém por um determinado aroma pode revelar-nos muito sobre seu estado mental/emocional naquele momento e, dado que são múltiplas e variadas as causas de depressão, assim também deve ser a escolha dos óleos para tratamento.


A compreensão empática por parte do terapeuta e o toque humano envolvido no tratamento representarão uma importante parcela da terapia.


A massagem com óleos essenciais quase sempre formará o cerne do tratamento, mas os banhos aromáticos constituem um recurso de grande valor para prolongar o efeito entre as massagens.


Se o indivíduo em busca de ajuda gosta do aroma do óleo essencial (ou dos óleos essenciais) usado na massagem (o que certamente deve ocorrer, uma vez que tal satisfação aumenta o valor da massagem), pode-se dar-lhe um pouco para seu uso diário, como perfume, de modo que seu aroma salutar e curativo esteja constantemente com ele.


Também é possível usar óleos essenciais como um borrifador ambiental para influenciar o estado de ânimo, ou evaporar uma ou duas gotas, depositando-as sobre uma lâmpada elétrica.


"Tratamentos com óleos essenciais aquietam a mente e acalmam o coração".

(Matéria do livro Aromaterapia, de Patrícia Davis)


10 comentários:

  1. Importante tema. Os antidepressivos tradicionalmente recomendados pelos médicos trazem muitos efeitos colaterais. Sou testemunha do efeito que causam sobre o funcionamento do intestino - há pouco dias atrás meu oncologista receitou-me um antidepressivo e em poucos dias já não conseguia que meu intestino funcionasse naturalmente, suspendi gradativamente a medicação e eis que tudo voltou ao normal. Já uso a lavanda vou aderir ao óleo de bergamota também.
    Abraço!
    Sonia
    P.S. Estou adorando o livrro.

    ResponderExcluir
  2. Claudia,
    O que gostei mesmo foi da parede de quadros, lindo! Um mais lindo que o outro.
    Um beijo.

    ResponderExcluir
  3. Querida Claudia bom dia !
    Amei o post afinal o assunto está em alta ultimamente.
    Mas amei a sala linda e aconchegante ,sem falar na parede de quadros fiquei um bom tempo admirando cada detalhe.
    Bjs.

    ResponderExcluir
  4. Oi Cláudia,
    Mais uma dica ótima. Suas fotos estão lindas.
    Bjs

    ResponderExcluir
  5. Gosto demais dos seus ensinamentos.
    Obrigada.
    Bjs

    ResponderExcluir
  6. Hummmm...fotos lindas...fotos de Casa Cláudia! rsrrsrs Adoro óleo de bergamota! Traz mesmo um ar gostoso de alegria! Beijos

    ResponderExcluir
  7. Bom dia, Claudia!
    Tudo que influencia os sentidos, resultam no estado mental. Bom saber mais um pouquinho sobre os óleos e ainda viajar nas delicadezas das fotos. O quadro com o trio de corações está tão lindo.

    Abraços e ótimo dia.

    ResponderExcluir
  8. Lindooooo!!!! Lindooooo!!!!
    bjo amadinha!!

    Maike Sol

    ResponderExcluir