quinta-feira, 9 de abril de 2015

Gerânio como antidepressivo


Gerânio para depressão...

Os tão amados "gerânios" de nossas floreiras e janelas na verdade não são gerânios, mas pelargônios, e é das folhas do Pelargonium odorantissimum, e de uma ou outras duas variedades, que se obtém  o óleo essencial através de destilação a vapor.

Tal como todos os óleos florais, é antidepressivo e anti-séptico.
É também um valioso adstringente e um hemostático (estanca sangramentos), o que o torna muito útil no tratamento de feridas.
É de grande ajuda nos problemas relacionados à menopausa e em todos os quadros que indiquem a existência de uma flutuação no equilíbrio hormonal.
O gerânio tem, ainda, um efeito estimulante sobre o sistema linfático, e esta,  combinada com sua ação diurética, é a razão pela qual é utilizado em cremes para massagem para o tratamento de celulite, retenção de líquidos e edema nos tornozelos.

(Fonte: Livro da Aromaterapia - Patricia Davis)

13 comentários:

  1. Além de lindo, ainda faz tudo isso...é uma maravilha!
    bjus amiga, tenha uma linda tarde!

    ResponderExcluir
  2. Oi Claudia, amava esse geranio pela bela, agora com toda essa utilidade, amo muito maiss..
    Bjks e otima tarde

    ResponderExcluir
  3. Oi Cláudia, eu tenho gerânios aqui em casa. Sabe que outro dia descobri que eles são comestíveis? Estou numa onda de comer flores, afff... Meu marido sempre pergunta: Tem certeza que é de comer? Rsrsrsrrsrs
    Beijos, fique com Deus.

    ResponderExcluir
  4. Incrível , eu nunca ouvi falar nada assim dos gerânios. É ai que se percebe-se que tudo tem alguma função além de embelezar nossos jardins. O qto ainda há para ser estudado e descoberto?

    bjs, boa tarde
    ana

    ResponderExcluir
  5. Linda foto, lindos gerãnios, embelezam as janelas como nenhuma outra flor.

    ResponderExcluir
  6. Linda foto, lindos gerãnios, embelezam as janelas como nenhuma outra flor.

    ResponderExcluir
  7. Só de vê-los já ficamos bem e quem tem depressão deve aproveitar! Bjs,chica

    ResponderExcluir
  8. Claúdia, eu amo essas flores e o óleo também. Sempre tenho um vidrinho aqui comigo.
    Bom final de semana
    Bjs

    ResponderExcluir
  9. Boa noite Claudia, amo essa plantinha, só de olhá-la já fico alegre.
    Fico feliz de saber que é antidepressiva, vou passar a ter mais
    atenção com ela. Obrigada, abraços carinhosos
    Maria Teresa

    ResponderExcluir
  10. Bom dia, Claudia,
    aqui:7:08 manhã de sexta, com sol e céu azul.
    Sou fã dos gerânios, adoro macerar uma folha nas mãos e ficar cheirando.
    E se não bastasse o seu perfume as flores são maravilhosas.
    bjão e um ótimo final de semana
    mari

    ResponderExcluir
  11. Oi Claudia!
    Beleza e cura! A natureza nos presenteia com tanta sabedoria!
    Obrigado por compartilhar, pois eu até então, apreciava a beleza dos geraneos, apartir de hoje vou
    admira-los ainda mais!
    Feliz fim de semana!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  12. Boa tarde linda Cláudia!
    Cá em Portugal sempre são chamadas de sardinheiras , porquê não sei mas toda a vida desde menina são assim chamadas, geralmente enfeitam o corrimão das varandas mais na zona do interior , mas também se vêm aqui na cidade colocadas dentro de floreiras penduradas no vão das janelas, geralmente são vermelhas, mas também temos laranja e rosa , possivelmente nos Hortos onde se podem comprar lhes dão outro nome, mas minha avó nunca precisou de as comprar são bem fáceis de pegar. Possivelmente já sabe tudo isto expert como é. Agora vou aproveitar para perguntar um destes dias na net uma senhora perguntava como havia de tirar o cheiro de gavetas de uma cómoda antiga, dei-lhe as minhas dicas ... mas lembrei-me logo de si. Se der para ajudar fico grata.
    E agora como está? e sua família. Que o Pai nos abençoe a todos. Beijos Júlia (aqui em Lisboa)

    ResponderExcluir