sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Imortelle

Immortelle - uma flor que nunca murcha, nem perde sua cor, mesmo após colhida.


Esta planta (nome científico é Helichrysum angustifolium), nasce na Ilha de Córsega, ilha conhecida como cidade natal de Napoleão, seu mais ilustre habitante. Conhecida também como Sempre viva ou Italienische Strohblume (flor de palha italiana).
Seu óleo essencial é um poderoso aliado nos tratamentos de pele antienvelhecimento, tanto que a L'Occitane possui uma linha de cremes feitos com óleo essencial orgânico de immortelle, exclusivos da marca. Esta planta possui qualidades altamente antisépticas, antiinflamatórias e cicatrizantes.
Também indicado para uso tópico em casos de flebites, psoríase e eczemas; sempre diluído em óleo carreador, que pode ser o óleo de semente de uva. Sempre testar aos poucos, tipo 10 ml de óleo carreador para 1 gota de óleo essencial de Immortelle.

O aroma da flor é fascinante e parece perene como a planta; e é tudo isto que o óleo essencial  traz junto na sua energia. Ela é originária e cresce em abundância na Ilha de Córsega, mas vem bem em todo sul e centro da Europa. Cresce até 50 cm  e gosta de terras áridas e perto do mar.

 Além de todos os benefícios para a pele, ela traz indicações também para quadros de bronquite, reumatismo e gota.

Voltando aos cuidados com a pele, a L'occitane tem hoje o domínio do uso do óleo essencial Immortalle na fabricação de produtos para a pele. Vale a pena conferir.
Voltando a falar um pouco mais de Córsega, 1/3 da área desta ilha é protegida como parque nacional, onde seu belo litoral continua imune do "cimento". É quase despovoada (31 habitantes/km2 ). Por tudo isso, a Immortelle cresce livre e solta pelas pedras e campos arenosos da ilha.


Bibliografía:
Benigni, R; Capra, C; Cattorini, P. Piante Medicinali. Chimica, Farmacologia e Terapia. Milano: Inverni & Della Beffa, 1962, pp. 533-47.
Bézanger-Beauquesne, L; Pinkas, M; Torck, M; Trotin, F. Plantes Médicinales desRegions Tempérées. Paris: Maloine, 1980, pp. 403-4.
Mulet, L. Estudio Etnobotánico de la Provincia de Castellón. Castellón: Diputación Provincial, 1991, pp. 208.
Peris, JB; Stübing, G; Vanaclocha, B. Fitoterapia Aplicada. Valencia: M.I. Colegio Oficial de  Farmacéuticos, 1995, pp. 470-1.
Peris, JB; Stübing, G; Figuerola, R. Guía de las Plantas Medicinales de la Comunidad Valenciana. Valencia: Las Provincias, 1996, p. 109.
(Mar da Córsega)

9 comentários:

  1. Maravilhosa postagem, Cláudia. Por coincidência (ou não)ganhei de presente da L'Occitane -Rua Bela Cintra- uma drenagem facial e de rejuvenecimento da área dos olhos. Fiz as duas com produtos a base de immortelle. Resultado excelente. Comprei então o novo Divine Cream: uma divina combinação de óleo essencial de Immortelle e Myrtle. Estou adorando!

    ResponderExcluir
  2. Que coisa maravilhosa...o presente, o creme e ainda o lugar!!! és merecedora...bjs

    ResponderExcluir
  3. ola pode me informa o preço deste oleo essencial?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Suzana!
      Eu trouxe o meu do exterior e não tenho mais lembrança do preço; dei uma olhada na bioessencia mas eles não tem. Dê uma procurada em lojas virtuais de óleos essenciais como a Neal Yard, Shirley Price. Acho que vais achar! Eu só tenho para fazer as sinergias...abrs

      Excluir
  4. como faco p encontrar o oleo da flor de imortalla/

    ResponderExcluir
  5. como faco p encontrar o oleo da flor de imortalla/

    ResponderExcluir