sexta-feira, 3 de setembro de 2010

Tormenta de Santa Rosa

Quando se pensa em viajar, sempre  vem imagens e pensamentos de coisas boas e agradáveis. As belas paisagens, a cultura diferente do lugar aonde pretendemos visitar, os aromas das comidas especiais, os cafés e as pequenas pausas entre uma "comprinha' e outra. Desta vez me programei para rever Buenos Aires com minha querida afilhada Roberta, numa semana escolhida a dedo, cheia de programações e andanças. Desde o dia que chegamos, encontramos chuva e vento forte, mudando um pouco o nosso plano de caminhar muito para absorver cada pedaço deste lugar. A cada dia que passava, ficava mais forte o comentário da "Tormenta de Santa Rosa", fenômeno do qual nunca tinha ouvido falar e que achei que vale a pena compartilhar.
"Sempre nesta época do ano é comum a menção à chamada Tormenta de Santa Rosa. A crença popular é que ela ocorre ao redor do dia 30 de agosto, às vezes alguns dias antes, às vezes alguns dias depois. Muitos consideram um dos piores temporais do ano.
 Isabel Flores de Oliva nasceu em Lima no Peru em 30 de abril de 1586 e morreu na madrugada de 24 de agosto de 1617. Foi beatifica com o nome de Rosa. Diz a história que em 1615, ante a proximidade de forças inimigas na costa peruana, as autoridades eclesiásticas ordenaram orações por todos os monastérios da região. Rosa, na capela de San Gerónimo, fazia as suas preces. De repente, uma grande tempestade impediu o desembarque das forças inimigas e a cidade foi salva. Os mais ardorosos fiéis atribuíram a tormenta às orações de Rosa. Na região do Prata, onde a crença na Tormenta de Santa Rosa é maior, se observou que ao longo dos anos era grande a freqüência de temporais a cada 30 de agosto durante as festividades da santa. Assim, nasceu a crença em torno da tormenta.


Todos os estudos publicados até hoje apontam que a Tormenta de Santa Rosa nada mais é que a primeira tempestade que se costuma produzir nas latitudes médias no final do inverno, entre a última semana de agosto e a primeira de setembro. Com a proximidade do equinócio da primavera, a atmosfera começa a sofrer alterações nos movimentos de circulação do vento. O avanço de ar mais quente do norte, a crescente radiação solar e a entrada de perturbações atmosféricas a partir do sul e oeste tendem a favorecer a ocorrência de temporais no final do inverno, em datas próximas ao dia 30 de agosto. Estas perturbações estão associadas ainda ao ar muito frio que permanece no sul da América. Apesar da crença que a Tormenta de Santa Rosa seja a mais forte do ano, a realidade estatística não comprova esta conclusão do imaginário popular.

A tormenta de Santa Rosa não é observada em toda a Argentina, logo províncias como Mendoza e Salta raramente registram o episódio. O temporal é mais comum em províncias centrais como Buenos Aires, Córdoba, Entre Rios, Santa Fé, além do Uruguai e do Rio Grande do Sul."

Então, fica aqui registrado que ir para Buenos Aires nesta época, só se quiser passar frio, ficar molhada e andar de guarda - chuva ou paráguas, como eles falam, o tempo inteiro.
Por causa da Tormenta de Santa Rosa, deixamos de ver o Jardim das Rosas, que era um dos principais objetivos...quem sabe numa próxima!
E sobre a "rosa mosqueta", fica para uma próxima postagem...

Fonte: METSUL METEROLOGIA
Fotos: arquivo particular

4 comentários:

  1. Incrível, Cláudia. Talvez não foi a melhor época para vivenciar Buenos Aires, mas ao menos vivenciaram uma crença popular portenha. Isso também é muito significativo e peculiar. Para poucos, provavelmente!

    ResponderExcluir
  2. tú és ótima... poucos tem essa sensibilidade de observar, entender e curtir estes "imprevistos" das viagens... e não é isso que faz o fato de viajar um aprendizado tão especial, interessante, mágico...?! bjos e bom feriado!

    ResponderExcluir
  3. Claudia!
    Quão belas recordações você tem de suas "'andanças" viagens e como sabe aproveitá-las bem!!rsrs..achei muito interessante!
    Não conhecia essa Tormenta de Santa Rosa.
    Valeu!
    Bjs
    Maike Sol

    ResponderExcluir