terça-feira, 12 de outubro de 2010

Terapia dos aromas

As essências, quando não nos associam a alguém ou a alguma lembrança, tem um poder significativo de manter o nosso equilíbrio físico, mental e emocional. Veja as principais, seus benefícios e, de quebra, ainda espalham o perfume na casa.


Encher os pulmões com ar fresco da mata é uma experiência sempre revigorante. Mas, infelizmente,
a vida nos grandes centros tem nos privado das deliciosas sensações que os aromas naturais despertam em nosso organismo. Uma forma de recuperar esses benefícios é através da aromaterapia, uma prática terapêutica que faz uso de óleos essenciais naturais extraídos de plantas aromáticas e facilmente encontrados em lojas especializadas do ramo.

FRUTAS CÍTRICAS

Para higienizar e refrescar o ar, pode-se utilizar óleos essenciais de qualquer aroma cítrico, como laranja, tangerina ou limão. Eles são excelentes antidepressivos, além de ter poder diurético. O bom é que você mesmo consegue extrair o óleo, espremendo a casca. “Com um quilo de laranja, faz-se um litro da
essência”, coloca a aromaterapeuta e especialista em psicossomática Júlia Nunes.


ALECRIM


Segundo as palavras da aromaterapeuta e membro-fundadora da Associação Brasileira de Estudos e Pesquisas em Aromaterapia (Aromaflora) Beatriz Yoshimura, está aqui o café da aromaterapia. Estimulante natural, o alecrim oxigena o cérebro, auxilia na circulação e ainda é bom para a memória. Mas cuidado:
seu uso não é indicado para hipertensos, pois pode elevar a pressão sanguínea.

LAVANDA

Considerada a curinga da aromaterapia, a lavanda tem efeitos relaxantes e cicatrizantes. E, segundo Beatriz Yoshimura, é o único dos óleos essenciais que pode ser aplicado diretamente na pele sem contraindicações.
“É ótimo contra picadas de insetos e machucados”, revela. Portanto, não hesite em usar a planta para acalmar os filhos e seus machucados.


HORTELÃ-PIMENTA



Se busca disposição, o óleo de hortelã- pimenta funciona muito bem. Beatriz Yoshimura recomenda carregá-lo sempre na bolsa, devido às suas propriedades antiespasmódica e descongestionante.


EUCALIPTO



Para fortalecer o sistema imunológico ou para aliviar os sintomas provenientes de problemas respiratórios, o óleo essencial de eucalipto é uma boa solução. Basta pingar uma gotinha na blusa para sentir a diferença.


CAMOMILA

Do efeito calmante da camomila todos têm conhecimento, mas saiba que sua essência também é  recomendada para quem está com dores musculares, no ouvido, ou até mesmo para auxiliar na digestão. Exagerou no almoço? Use algumas gotinhas.


ROSA

Um dos óleos mais valiosos da aromaterapia devido ao baixo rendimento (é preciso duas toneladas de pétalas para obter um litro do óleo), a essência de rosa é indicada para quem sofre de depressão e falta de
autoestima. Também tem poder afrodisíaco.


YLANG-YLANG
 
Com um aroma bastante intenso e exótico, o ylang-ylang é um poderoso afrodisíaco, despertando a sensualidade, ao mesmo tempo em que acalma os batimentos cardíacos. “É bom para a pessoa se entregar ao amor com tranquilidade”, diz Beatriz.


Quando se trata de aromatização de ambiente, feita com óleos essenciais puros, a dosagem não é um fator a se preocupar, na opinião do consultor e químico Adão Roberto da Silva. “O problema é quando se faz uso de produtos sintéticos, que têm a finalidade de apenas perfumar e não carregam em sua composição princípios ativos capazes de produzir efeitos benéficos”, coloca. Bastam poucas gotinhas para se obter o resultado desejado. “Com 5 gotas, é possível aromatizar em torno de 20 m²”, diz Júlia Nunes. Para aplicar em sua casa, há aromatizadores elétricos, sachês de ervas com óleos essenciais, essência diluída em óleo de amêndoas para banho, o próprio óleo puro em folhas e flores secas, ou em difusores de cerâmica com velas. Você também pode produzir um borrifador, pingando 20 gotas do óleo numa garrafa de 100 ml de álcool de cereais. Agora, atenção: com exceção da lavanda, nunca aplique a essência diretamente na pele.


Imagens: (google)

Consultoria: Beatriz Yoshimura, Júlia Nunes e Adão Roberto da Silva.


Agradecimentos: Pomar Mudas Frutíferas, Aromalife, Giuliana Flores e Felicidade e Primavera Naturaleza.

2 comentários:

  1. Oi Cláudia! Sou irmã da Maria Salete Mueller Cardozo. Ela sempre me repassa as msgs que envias por e-mail. Acabei seguindo teu Blog e virando Fã de Carteirinha!!!...rs... Qta coisa Linda e Importante! Obrigada por compartilhar! Abraços carinhosos, Lelê.

    ResponderExcluir
  2. Que legal! seja bem vinda e obrigada pelo carinho...bjs Cláudia

    ResponderExcluir