quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

MEMÓRIA


Acredita-se que todos os óleos essenciais classificados como cefálicos estimulem a memória, sobretudo o de Alecrim, que desfrutou dessa reputação por várias centenas de anos, de onde a conhecida expressão "alecrim para a recordação".


A região do cérebro que registra o olfato está estreitamente ligada à região envolvida com a memória, e ambas estão situadas na parte mais antiga do nosso cérebro:
a parte que já estava bastante desenvolvida em nossos mais primitivos anscestrais.


Tal fato parece sugerir uma explicação do motivo pelo qual os perfumes e os odores de todo gênero podem trazer à tona, de forma tão profunda e misteriosa, detalhadas recordações de fatos e emoções do passado.


O efeito estimulante do Alecrim sobre o sistema nervoso central é muito marcante, razão pela qual é utilizado nos casos em que haja perda ou redução de funções, como a perda do olfato, deficiência visual e nos casos de esquecimento em geral.


A inalação de algumas gotas desse óleo seguramente produzirá uma sensação de grande clareza mental, o que, sem sombra de dúvida, facilita os processos mentais.

(Fonte pesquisa: Livro de Aromaterapia de Patricia Davis)




Nenhum comentário:

Postar um comentário