terça-feira, 7 de maio de 2013

Hormônios e óleos essenciais


"Hormônios" é um termo usado para designar uma série de substâncias químicas produzidas no organismo e secretadas na corrente sanguínea, as quais afetam o funcionamento de diversos sistemas e órgãos do corpo.


O termo deriva de uma raiz grega que significa "excitar", uma vez que a ação do hormônio consiste em estimular a atividade de um órgão.

Uma característica dos hormônios é a de influenciarem as funções orgânicas a uma certa distância do ponto de origem do hormônio.


O grupo das glândulas produtoras de hormônios é conhecido como sistema endócrino, e é responsável por regular o crescimento, o metabolismo, a reprodução, nossa resposta às tensões e os níveis de diversos nutrientes vitais da corrente sanguínea.


Vários óleos essenciais tem um efeito sobre o sistema endócrino, o que pode dar-se de uma dentre duas maneiras:

1. Alguns óleos essenciais contém hormônios vegetais, conhecidos como fitormônios, que tem ação semelhante aos nossos hormônios e atuam no organismo de forma semelhante, acentuando ou substituindo os efeitos dos hormônios humanos correspondentes.

O óleo de Erva-Doce, por exemplo, contém um estrogênio vegetal e é benéfico para os problemas da menopausa e a tensão pré-menstrual, além de estimular a produção do leite materno.


2. Outros óleos essenciais influenciam a secreção hormonal das diferentes glândulas, atuando como um estimulante ou equilibrador da produção de hormônios.

Os óleos de Alho e Cebola ajudam a equilibrar a secreção da tiróide e são particularmente úteis quando esta se encontra em estado de hipoatividade.

Os óleos de Alecrim, Gerânio e Manjericão estimulam o córtex supra renal.

Os óleos de Eucalipto e Zimbro ajudam a reduzir os níveis excessivos de açúcar no sangue.

Os óleos de Rosa, Camomila, Esclaréia, Jasmim e Lavanda, afetam o sistema reprodutivo e são muito úteis nas pertubações da menopausa.


A influência dos óleos essenciais no sistema endócrino é uma das formas mais importantes de sua atuação no corpo humano, e muito ainda se desconhece acerca dos hormônios vegetais.

É bem provável que muitos dos óleos essenciais que influenciam o organismo assim o façam através de efeitos hormonais sutis que ainda não compreendemos.


(Fonte: Patricia Davis, Livro de Aromaterapia)

4 comentários:

  1. Quanto temos a aprender contigo! Lindo post, mais uma vez! beijos,chica

    ResponderExcluir
  2. Hum, que delicia essa essência de erva doce. Hoje estava com tanto frio e tomei um chá de arva doce, me restaurou as energias.
    Bjos minha linda e tenha uma semana encantada.

    ResponderExcluir
  3. Adorei saber sobre os efeitos dos óleos no sistema endócrino Cláudia!
    Especialmente os que atuam na TPM e menopausa.
    Bjs

    ResponderExcluir
  4. Nossa, adorei o texto... Gostei da dica do óleo de erva-doce... Aliás, todos os óleos daqui são maravilhosos!!!

    ResponderExcluir