segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Cheiro de Alho




Nem todas as pessoas gostam do cheiro de alho!


Eu diria...ou amam ou odeiam...



Para quem gosta, uma dica bem legal, quando se faz um prato que leva alho, é decorar a mesa com cabeças de alho.



Imaginem um "macarrão alho e óleo", chegando numa mesa assim...







Propriedades do alho

O componente alicina: é responsável pelo odor característico do alho e, inibe o desenvolvimento de bactérias, destrói fungos, estimula o fluxo das enzimas digestivas e elimina toxinas através da pele.

Depois de inúmeras análises químicas, os cientistas chegaram à conclusão de que a grande riqueza do alho se encontra nos seus componentes - mais de trinta já foram isolados - especialmente nos derivados de enxofre (sulfatados).

Entre eles, o mais importante é, sem dúvida, a alicina (di-propenyl tiosulfinato), responsável pela maioria das propriedades farmacológicas da planta.

Na verdade, a alicina, um líquido de coloração amarelada, só aparece de fato quando o alho é mastigado ou cortado, rompendo-se as células do bulbo.
E é também a alicina a responsável pelo forte odor característico da planta.


Experiências comprovam que a alicina é um antimicrobiano poderoso.

Atua, por exemplo, na morte de bactérias gram-negativas, causadoras de infecções e furunculoses.
 Funciona também como agente antiviral, combatendo, entre outros o vírus da gripe.

Na China, estão estudando há mais ou menos três anos o efeito do extrato injetável do dialil sulfeto, outro dos componentes do alho, contra o citomegalovírus e alguns outros tipos do vírus causadores do herpes, muitas vezes presentes em transplantados, devido à queda do sistema imunológico.


 Embora a ciência não saiba precisar com exatidão como funcionam os compostos sulfurados, os pesquisadores acreditam que eles atuem diretamente no núcleo dos vírus, impedindo sua proliferação.

 Dessa mesma maneira, a alicina agiria contra bactérias e fungos como a "Candida albicans", responsável pela candidíase ou sapinho.


Outros estudos, porém, apontam nos derivados do enxofre um efeito diferente, mas igualmente benéfico: o fortalecimento do sistema imunológico, com o aumento do número de linfócitos T, uma das mais combativas células de defesa do sangue.
Dessa forma, a proliferação dos microorganismos também ficaria prejudicada.

(Fonte: /www.plantaservas.hpg.ig.com.br/arquivos/ervas/alho.htm)
(Imagens: Carla Coulson & Vicki Archer)











6 comentários:

  1. Não tanto o aroma... mas o seu sabor, em quase tudo, é-me imprescindível!

    ResponderExcluir
  2. Eu amo alho!!
    E o uso em todas as minhas comidas!!!
    Bjs

    Maike Sol

    ResponderExcluir
  3. Eu adoro alho... acrescento em quase todos os alimentos. Conheci faz muitos anos uma criança extremamente saudável...nenhuma gripe até seus 4 aninhos. Perguntei para a mãe o milagre. E ela: - Um dente de alho inteiro engolido todos os dias! O bom que engolido inteiro não causa o hálito tão característico que muitos não gostam!
    Maravilhoso teu post! Beijos!

    ResponderExcluir
  4. Fantástico tu artículo Claudia, muchas gracias, justamente, ayer veía en you tube un tratamiento Tibetano muy antiguo con ajo, y explica las enfermedades que alivia. Muy interesante, ojalá volvamos continuamente a los remedios naturales que nos regala la Naturaleza.
    Saludos de Adriana

    ResponderExcluir
  5. Também amo alho... tudo na dose certa é perfeito! Não sei quanto às propriedades, mas no supermercado existe o alho que não dá hálito algum e o sabor é o mesmo! Vale uma pequisa sobre eficácia deste... e uma prova! Eu aprovei. Beijos!

    ResponderExcluir
  6. Cheirinho de alho fritando é prenúncio de uma deliciosa refeição...

    Adoro!

    ResponderExcluir