Mostrando postagens com marcador depreciação. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador depreciação. Mostrar todas as postagens

sexta-feira, 27 de abril de 2012

Óleos essencias para Tristeza & Depressão


Assisti hoje uma entrevista com a  Dra. Ana Beatriz Barbosa, médica psiquiatra e autora de vários livros entre eles Mentes Perigosas, onde ela abordou a diferença entre tristeza e depressão.

Um assunto muito atual para os nossos dias, onde qualquer dificuldade já é "rotulada" de depressão.


A diferença entre as duas é o TEMPO.


Posso ficar triste 1 hora, 1 dia...mas se esta tristeza se estender por uma semana, um mês, aí sim, entra a depressão.

Dentro da Aromaterapia temos vários óleos essenciais que atuam na tristeza e na depressão, mas como tudo na vida não fazem milagres.

Eles auxiliam  no processo de transformação de comportamento, trazendo clareza e estímulo.


Como a própria Dra. Ana Beatriz Barbosa diz, é preciso se reinventar...

Mudar, fazer diferente, criar um novo modelo.

Sempre é tempo.


Os óleos essenciais de Lavanda, Bergamota e Gerânio são excelentes antidepressivos e devem ser usados em massagens, banhos ou ainda em spray de ambiente.

Podem ser usados sozinhos ou os três juntos, formando uma sinergia muito especial.


Para a tristeza nada melhor que o óleo essencial de Tangerina, que entra em contato com a nossa criança interior, trazendo luz e alegria para as nossas emoções.

Ideal para ser usado no banho, pingando algumas gotas no piso e deixando água tocar e fazer a difusão.

Todas as formas de uso devem ser acompanhadas de respirações profundas.


A pessoa depressiva é atormentada pela sensação de culpa e vive se auto-repreendendo; está sempre ocupada em voltar às boas (fazer as pazes) com tudo.

A palavra depressão deriva do verbo latino deprimo, que significa "subjugar" e "reprimir".

A questão que surge de imediato se refere ao que a pessoa deprimida sente, se está subjugada ou se está de fato reprimindo alguma coisa.

Para pensar mais sobre o assunto, temos que considerar três âmbitos relativos ao assunto:
1. Agressividade
2. Responsabilidade
3. Recolhimento


Este mesmo caminho deve ser percorrido para escolher qual o óleo mais indicado para se fazer uso.

O autoconhecimento ajuda tanto na recuperação como na escolha do  óleo essencial adequado.

Muitas vezes é necessário o auxílio de um aromaterapeuta para poder se aproximar de uma forma correta ao óleo essencial.

quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Depressão



Pergunta que a pessoa que se sente deprimida deve fazer:

"Por que estou me depreciando?"

A depressão pode assumir muitas formas e originar-se de diferentes causas, mas, em sua generosidade, a Mãe Terra proveu-nos de um grande número de plantas que nos ajudam a aliviá-la.
Os óleos essenciais antidepressivos são tão variados quanto as formas pelas quais a depressão pode se manifestar, e parte da habilidade de um aromaterapeuta deve residir na seleção do óleo ou mistura mais apropriados para o cliente em qualquer momento dado - pois as necessidades deste também podem mudar de dia para dia, e mesmo de hora para hora.
Seria mais que inútil usar um óleo altamente sedativo quando a pessoa deprimida sente uma fadiga ou uma letargia fora do comum.
Mas quando a depressão está assumindo a forma de inquietude, irritabilidade e incapacidade de dormir, talvez seja preciso usar um óleo exatamente dessa natureza.
Os óleos de Camomila, Sálvia-esclaréia, Ylang-Ylang, Lavanda e Sândalo são ao mesmo tempo sedativos e antidepressivos, ao passo que os de Bergamota, Gerânio, Melissa e Rosa ajudam a elevar o estado de ânimo sem sedar.
Nos casos em que a depressão está associada a ansiedade, o óleo de Néroli é um dos mais úteis, enquanto o de Jasmim é tradicionalmente usado para aumentar a confiança do indivíduo, tanto em si mesmo quanto na possibilidade de superar circunstâncias difíceis.
A prática de massagens é sem dúvida muito importante, em função do contato com o terapeuta, embora os banhos também possam ser valiosos, em parte porque podem ser tomados diariamente, ou sempre que o cliente sentir-se inclinado a tomá-los, em parte porque envolvem o fato de a pessoa deprimida fazer algo em seu próprio benefício.
Além dos óleos essencias, importante são os exercícios respiratórios e todos os exercícios físicos que aumentem a pulsação (caminhada, corrida, natação, ciclismo).
Esta energia precisa ser modificada, é necessário trazer mais oxigênio para a circulação.

(Fonte: Aromaterapia de Patricia Davis)

Clip de Patricia Kass...