Muitas pessoas que procuram a aromaterapia fazem-no porque estão estressadas, ou por estarem apresentando algum sintoma físico resultante do estresse e da ansiedade.
Embora a aromaterapia possa contribuir sensivelmente para induzir um estado de relaxamento e reduzir o estresse a curto prazo, através de massagens, da escolha apropriada de óleos e do aconselhamento quanto à prática de banhos aromáticos ou outros usos, trata-se de uma redução passiva do estresse, fazendo-se necessário, a longo prazo, que a pessoa estressada aprenda alguns métodos ativos de auto-ajuda.
A ioga é um dos mais eficazes destes, juntamente com a meditação e o treinamento de exercícios respiratórios.
Pude constatar várias vezes que, quando se combina a ioga com a massagem aromaterápica regular, a pessoa necessitada de ajuda se beneficia muito mais do que quando faz uso de qualquer um desses métodos isoladamente.
Uma das razões pelas quais a ioga parece combinar-se tão bem com a aromaterapia é que, tal como esta, ela atua em diversos níveis.
Pode ser vista simplesmente como um sistema de exercícios físicos, ou como uma filosofia profunda, e os diferentes mestres de ioga enfatizam distintamente tais aspectos.
Todos esses mestres dão algumas instruções quanto ao modo de se aliar a respiração aos movimentos físicos, embora alguns dediquem mais tempo que outros aos exercícios respiratórios.
A ioga não é uma atividade competitiva, e é adequada a pessoas de todas as idades, quer tenham problemas de saúde, quer não.
Nenhum instrutor de ioga nos forçará, ou mesmo nos estimulará, a tentar algo que esteja além da nossa capacidade física.
A aromaterapia pode contribuir para a prática da ioga, principalmente através das massagens aromáticas.
Quando algumas áreas do corpo estão mais enrijecidas do que outras, uma massagem específica quase sempre ajudará a afrouxar os músculos, de modo que consigamos chegar às posturas de ioga que irão beneficiar esses músculos ainda mais.
Caso estejamos impossibilitados de realizar massagens, os banhos aromáticos tomados um pouco antes da aula, particularmente com os óleos de Alecrim, Lavanda ou Manjerona, também terão o efeito de deixar-nos mais ágeis.
Se houver mais interesse, pesquise no blog em óleos essenciais relaxantes.
(Fonte: Aromaterapia de Patrícia Davis - ed. Martins Fontes)