segunda-feira, 25 de agosto de 2014

Insônia


A insônia, seja temporária ou constante, é um quadro em que a  aromaterapia pode ser muito útil.
São vários os óleos essenciais que ajudam a induzir o sono de maneira segura e natural, sem nenhum dos efeitos colaterais possíveis das pílulas para dormir.
Banhos aromáticos, algumas gotas no travesseiro -  são alguns dos métodos de utilização mais simples.


Os óleos essenciais de Camomila, Lavanda e Néroli  são os mais indicados no combate à insônia, e vale observar que cada qual tem um profundo efeito sobre a mente e as emoções, acalmando, equilibrando e aliviando a ansiedade.


Qualquer um dos óleos classificados como sedativos poderá ser útil, e é importante variar os óleos  utilizados, sobretudo se for preciso estimular o sono por um período superior a uma ou duas semanas.


Os óleos sedativos incluem os de Benjoim - muito útil nos casos em que na raiz da insônia existem preocupações externas -, Bergamota - uma boa opção nos casos em que a insônia está ligada à depressão -, Esclaréia - um relaxante muito profundo que nunca deve ser usado conjuntamente com o álcool, uma vez que a combinação de ambos pode induzir pesadelos -, Manjerona - bastante aquentador e reconfortante -, Ylang-Ylang - Sândalo, Zimbro e outros.


Deve-se acrescentar qualquer um desses óleos ou misturas à água de um banho morno.
Se for de chuveiro, pingar as gotas do óleo no piso do chuveiro e respirar fundo várias vezes, absorvendo toda esta energia aromática.


Sendo na banheira, diluir o óleo num pouco de álcool ou vodca, para depois acrescentar a mistura à água.


A água não deve ser excessivamente quente, uma vez que poderá ter um efeito estimulante e não relaxante. 
Uma quantidade aproximada de 6 gotas será suficiente para perfumar o banho de um adulto.

Volto a enfatizar a necessidade de se diluir o óleo essencial antes de utilizá-lo no banho de banheira.


Outra forma, é a aplicação de algumas gotas num pouco de algodão, colocando em seguida perto ou dentro do  travesseiro. 


Essas aplicações simples dos óleos essenciais são seguras, agradáveis e altamente eficazes no sentido de ajudar todo aquele que esteja enfrentando problemas para dormir por algumas noites.


Muitas vezes é possível encontrar razões físicas relativamente simples para a insônia, como um estilo de vida sedentário, hábitos alimentares inadequados, o consumo de bebidas estimulantes tarde da noite ou algum outro incômodo físico, de modo que a prática de mais exercícios, jantares mais leves e assim por diante pode ser tudo o que é necessário para resolver o problema.


Cada vez mais, entretanto, a insônia é motivada pelas ansiedades e tensões da vida moderna, situações em que pode ser útil alguma forma de relaxamento sistematizado.


(Fonte de pesquisa: Patrícia Davis - Livro da Aromaterapia)

16 comentários:

  1. A beleza e suavidade das cores dos ambientes, nas imagens expostas, já contribuem para minimizar a insônia, complementando com os óleos essenciais, fica tudo perfeitamente tranquilo!
    Bom demais, vir aqui.
    Um beijo!

    ResponderExcluir
  2. Claudia,
    Só essa última cama e essa música do seu blog já me bastariam,rs! Tanta paz por aqui.
    Um beijo minha querida.

    ResponderExcluir
  3. Olá Claudia

    Gostei de saber, já que algumas pessoas que conheço sofrem desse mal, já que dormir bem é tudo de bom.

    AMIGA da MODA by Kinha

    ResponderExcluir
  4. Co camas lindas assim temos que dormir bem. Lindo!!beijos,chica

    ResponderExcluir
  5. Oi Claudia,

    Desde que comecei a me aproximar do climatério passei a ter insônia, justo eu que era a maior dorminhoca, meu apelido era Bela Adormecida... Passei a aromatizar o travesseiro com lavanda e senti boa diferença.
    Bjs

    ResponderExcluir
  6. Querida, ando mais sumidinha, mas cada vez que entro no teu blog meus olhos se enchem pela beleza das postagens e meu coração pelas tuas preciosas e carinhosas dicas.
    Obrigada por tornar as nossas vidas mais alegres, menos ansiosas, menos insones e mais aromáticas!
    Beijo grande!
    Tem um recadinho pra ti lá no meu Face.
    Boa noite.
    Mi

    ResponderExcluir
  7. Oiiii minha amiga!!!
    Então, boa leitura nova e obrigada pelo carinho para com o blog (por anunciá-lo ele por aí, hehe, amei!!!) Amei as dicas também...
    Feliz dia da Mulher!!!
    Beijãooo flor

    ResponderExcluir
  8. feliz dia da mulher, e obrigada pelas ótimas dicas..bjs isabella

    ResponderExcluir
  9. Olá Cláudia Aroma,

    Descubri ontem este blog e estou a adorar. Contudo tenho uma dúvida técnica:

    Quando fala em colocar o óleo essencial no difusor/queimador devemos colocá-lo directamente ou temos de juntar o alcool de cereal (como se faz na banheira ou nos sprays)?

    Obrigada :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! obrigada pela visita e quanto ao difusor, o óleo é colocado direto, sem mais nada...até mais!

      Excluir
  10. Passando para deixar um abraço apertado na minha
    amiga-passarinha-flor-perfumada!
    Parabéns pra nós o/
    bjs

    ResponderExcluir
  11. Oi Claudia,
    Eu uso água de lavanda nos meus lençõis, e é muito gostoso.
    Beijos 1000 e uma noite maravilhosa para vc.

    GOSTO DISTO!

    ResponderExcluir
  12. Claudia, bom dia! Adorei a dica de álcool na banheira misturando com a água...minha avó falava isso e já tinha me esquecido!
    Amo suas dicas aromáticas! Obrigada por essa aromaterapia!
    Beijos e te desejo uma ótima semana com muita paz!
    CamomilaRosa

    ResponderExcluir
  13. Claudia, querida, só essa musiquinha gostosa que a gente ouve qdo chega aqui já relaxa, traz uma quietude, uma vontade de dar carinho, de contemplar a natureza, ler um livro...

    Em algumas épocas de grande preocupação ou cansaço excessivo tenho semanas de insônia. Mas na verdade, nunca tiro um tempo pra fazer nada, para apenas relaxar na quietude de um quarto, ao som de uma música suave e com aromas agradáveis! Grata pelas dicas!!


    Beijokinhas,

    Luiza Mallmann

    ResponderExcluir
  14. Ola Claudia
    Suas dicas são valiosas,obrigada por partilhar.
    Eu costumo colocar os sabonetes de lavanda dentro das fronhas para perfumar o ambiente.
    Gosto tambem de velas perfumadas no quarto,uma musiquinha ,pois subo cedo para o quarto,assim foi me aquietando.Vou tentar esta dica do oleo no banho,bisous

    ResponderExcluir
  15. Preciso voltar a fazer essas receitinhas e me acalmar, relaxar...

    ResponderExcluir